Paixão de Cristo em Pacatuba: Suspensão ameaça tradicional evento com Henri Castelli e Adriana Birolli – Entenda o caso e os desdobramentos!

paixao-de-cristo-em-pacatuba3A-suspensao-ameaca-tradicional-evento-com-henri-castelli-e-adriana-birolli-entenda-o-caso-e-os-desdobramentos

A realização da Paixão de Cristo com os renomados atores Henri Castelli e Adriana Birolli, evento tradicional da cidade de Pacatuba, na região metropolitana de Fortaleza, está ameaçada após a decisão da Justiça. A suspensão foi determinada nesta quarta-feira (9) pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, a partir de uma ação movida pela Sociedade Artística de Pacatuba (Soarte), que questionou atos administrativos considerados ilegais e abusivos na chamada pública para o espetáculo de 2025. A decisão cautelar prevê multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Esta seria a 51ª edição da Paixão de Cristo na cidade, contando com a participação confirmada dos dois atores globais. A Prefeitura de Pacatuba, por sua vez, afirmou não ter sido oficialmente intimada sobre a decisão judicial e segue com a organização do evento, aguardando a citação formal para, então, tomar as medidas judiciais cabíveis. A nota emitida pela prefeitura ressalta o compromisso com a população em respeitar os trâmites legais e a valorização da cultura local.

A Soarte, entidade que pleiteou a suspensão do chamamento público, defende que a ação judicial não visa prejudicar o evento ou o elenco, mas sim garantir a lisura e justiça no processo seletivo, respeitando os princípios de legalidade e transparência. Segundo a organização, houve parcialidade e injustiça por parte da Secretaria de Cultura de Pacatuba no julgamento das seleções, e o objetivo é que todo o processo seja avaliado de forma justa e imparcial para fortalecer a cultura local.

Apesar da polêmica em torno da suspensão, grupos que encenam a Paixão de Cristo na região entram na reta final dos preparativos para o espetáculo, aguardando desfecho da situação judicial. A população de Pacatuba e visitantes aguardam ansiosos pela tradicional encenação, que emociona gerações e é marco cultural no calendário da cidade. Diante do impasse, resta aguardar como a Justiça resolverá a questão e se a celebração conseguirá ocorrer conforme o planejado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp