Press "Enter" to skip to content

Palestinos e brasileiros aguardam abertura de fronteiras no Egito

Última atualização 16/10/2023 | 09:48

Cidadãos palestinos e estrangeiros estão na nas cidades do sul da Faixa de Gaza aguardando a abertura das fronteiras com o Egito para fugir do conflito entre o grupo palestino Hamas e o governo israelense. Entre os estrangeiros, um grupo de 17 brasileiros também aguarda a autorização do governo egípcio para cruzar a fronteira e ir para o aeroporto de Cairo.

São mais de um milhão de pessoas tentando deixar o território pela fronteira com o Egito, antes do exército israelense entrar na região por terra. Com mediação dos Estados Unidos, o Egito e Israel negociam a criação de um corredor para saída de estrangeiros da Faixa de Gaza, pela passagem na cidade de Rafah.

Conflito

O conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas começou no dia 7 de outubro, após um ataque do Hamas na fronteira da Faixa de Gaza, quando lançou 5 mil foguetes. No mesmo dia, o governo israelense lançou bombas em direção à Faixa de Gaza, atingindo civis palestinos. Até o momento, há mais de 4 mil pessoas mortas, 2,6 mil na Faixa de Gaza e 1,4 em Israel.

Entre os mortos há pessoas de diversas nacionalidades: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Tailândia, Nepal, Camboja e Paraguai. Entre as pessoas mortas, algumas tinham também nacionalidade israelense. Juntos, esses países têm 51 pessoas entre os assassinados no conflito.