Press "Enter" to skip to content

Palestinos X Israelenses: Entenda como surgiu esse conflito

Última atualização 08/10/2023 | 17:13

As raízes do conflito e da desconfiança  entre Israelenses e Palestinos se antecedem a criação do Estado de Israel. Israel declarou independência em 1948 e, desde a sua criação, vivenciou conflitos com seus vizinhos, principalmente países árabes e muçulmanos, e com os palestinos. Sua fundação sempre foi motivo de discórdia no mundo árabe, causando diversos conflitos militares.

O conflito entre palestinos e israelenses, se estende por pelo menos sete décadas e foram iniciados pela disputa em torno do território palestino. Ao longo das décadas teve-se uma série de conflitos, como a Guerra dos Seis Dias.

Ataque do Hamas

Israel foi alvo de bombardeios e invasões terrestres na manhã do último sábado ,7/10 . Autoridades do país classificaram o ataque-surpresa como um dos maiores dos últimos anos. O grupo Hamas reivindicou a autoria. Com a ação, o estado israelense declarou guerra contra o movimento.

Após ataques e bombardeios do grupo Hamas a Israel o Ministério da Saúde palestino em Gaza informou que ao menos 313 palestinos morreram e quase 2 mil ficaram feridos com a reação das forças israelenses. Do outro lado, o levantamento mais recente aponta que há mais de 600 judeus mortos e 1.800 feridos. No total em 24 horas foram quase mil mortos e 4 mil feridos.