Press "Enter" to skip to content

Palmeiras e Flamengo decidem título da Libertadores neste sábado (27)

O novo campeão da Libertadores da América será conhecido neste sábado (27), a partir das 17h. No Estádio Centenário, em Montevidéu, Palmeiras e Flamengo duelam em jogo único para definir quem levantará a taça pela terceira vez na história. A equipe que vencer fica com o título. Em caso de empate, a decisão será feita por meio de cobranças de pênalti.

Como os times chegaram até aqui?

Os adversários da final tiveram uma trajetória sólida ao longo da competição. Na primeira fase, o Palmeiras terminou como líder do Grupo A, com cinco vitórias e uma derrota. Já o Flamengo ostentou a ponta do Grupo G, com três vitórias e três empates.

Nas oitavas de final, o Verdão passou pela Universidad Católica com dois placares de 1×0, enquanto o Mais Querido eliminou o Defensa y Justicia com resultados de 1×0 e 4×1. Nas quartas, o Palestra passou pelo rival São Paulo, empatando em 1×1 na ida e vencendo por 3×0 na volta. O Fla avançou perante o Olimpia com tranquilidade, após goleadas de 4×1 e 5×1. Por fim, nas semifinais, os palmeirenses tiveram confronto duro diante do Atlético-MG, empatando em 0x0 e 1×1 e passando de fase pelo critério de gol fora de casa. Os flamenguistas aplicaram 2×0 contra o Barcelona de Guayaquil nas duas partidas.

Desta forma, os cariocas chegam à decisão da Liberta de forma invicta. O único brasileiro a ter sido campeão do torneio sem perder nenhum jogo foi o Corinthians, em 2012. O Palmeiras sofreu um revés nesta edição, mas está na final com uma campanha geral melhor em relação aos adversários.

Títulos da Libertadores

Pela primeira vez, os campeões das últimas duas edições da Libertadores se enfrentarão na final. O Flamengo levantou a taça pela última vez em 2019, além de ter faturado o troféu em 1981. O Palmeiras é o atual campeão, após vencer na temporada 2020; seu primeiro título foi em 1999. Com isso, os dois brasileiros estão em busca do tricampeonato em solo uruguaio.