Por que a virada contra a LDU representa o maior desafio da era Abel no Palmeiras, em um ano de investimento recorde? O treinador se depara com a missão árdua de reverter o placar de 3 a 0 na semifinal da Conmebol Libertadores, após um jogo desfavorável em Quito, e enfrenta pressão em meio a uma temporada repleta de altos e baixos.
Abel Ferreira terá, na quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), o desafio mais desafiador desde que assumiu o comando do Palmeiras em novembro de 2020. O Verdão precisa vencer a LDU por mais de três gols de diferença para avançar à final da Conmebol Libertadores (em caso de vitória por três gols, a decisão será nos pênaltis).
Esta será a primeira vez em que o treinador português enfrentará a necessidade de reverter um placar tão significativo em um mata-mata pelo clube. A maior derrota de Abel em fase eliminatória pelo Palmeiras acontece justamente em uma temporada em que o clube fez um esforço monumental para montar uma equipe capaz de competir pelos principais títulos.
A pressão sobre Abel e sua comissão técnica é intensa, pois precisam responder de forma imediata em meio a um cenário desafiador para comprovar que o recorde de investimento realizado pela diretoria, no valor de R$ 688 milhões, foi uma decisão acertada e promissora.
O retorno esportivo tornou-se uma espécie de obrigação para Abel, que viu a evolução do Palmeiras até a semana anterior à derrota para o Flamengo no Brasileirão e para a LDU na primeira partida da semifinal da Libertadores ser interrompida. A atuação em Quito foi considerada “catastrófica” pelo clube, que agora se vê diante de um desafio crucial.
O ano de 2025 evidencia uma montanha-russa de altos e baixos para Abel Ferreira no comando do Palmeiras. O vice-campeonato do Paulistão para o Corinthians gerou tensão, seguido pela eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil para o mesmo rival. A atual pressão, porém, atinge novos níveis após a derrota para a LDU.
Desde a derrota no jogo de ida contra a LDU, o Palmeiras adotou um discurso otimista para a partida decisiva. A confiança em uma virada épica no Allianz Parque é fortalecida pelo histórico favorável da equipe em casa. A força da torcida e o entrosamento serão fundamentais para que Abel e o Palmeiras superem este grande desafio e busquem a vaga na final da Libertadores.
 
				



