O Palmeiras manteve vivas as possibilidades de conquistar o Campeonato Brasileiro após vencer o Cruzeiro de virada por 2 a 1 na última quarta-feira, 4, no Mineirão. Com o resultado, a equipe de Abel Ferreira alcançou os 73 pontos, ficando três atrás do líder Botafogo, que também venceu na rodada, superando o Internacional por 1 a 0 no Beira-Rio.
O desfecho do Brasileirão será decidido na última rodada, marcada para o domingo, 8 de dezembro. O Palmeiras enfrentará o Fluminense no Allianz Parque, às 16h (horário de Brasília), enquanto o Botafogo jogará contra o São Paulo no mesmo horário, no Nilton Santos.
Para levantar a taça, o Palmeiras precisa vencer sua partida e torcer por uma derrota do Botafogo. Esse é o único cenário que daria o título ao time alviverde. Já o Botafogo precisa apenas de um empate para garantir a conquista do campeonato.
De acordo com cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Palmeiras tem 8,6% de chances de título, enquanto o Botafogo aparece com 91,4%. Antes da penúltima rodada, as probabilidades eram de 21,9% para o Palmeiras e 78,1% para o Botafogo.
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, demonstrou pouca expectativa para a última rodada. “Está praticamente definido, o Botafogo joga em casa e vocês conhecem o futebol brasileiro. No jogo que tivemos em casa, não fomos competentes nas quatro ou cinco chances que tivemos antes do adversário fazer gol”, comentou após a vitória sobre o Cruzeiro.
Chances de título segundo a UFMG:
- Botafogo: 91,4%
- Palmeiras: 8,6%