Palmeiras no Mundial de Clubes 2025: Análise de Times e Sorteio do Grupo

DE do Palmeiras no Mundial de Clubes 2025: veja análise dos times

Verdão encara Porto, Al-Ahly e Inter Miami no torneio do ano que vem nos EUA

Palmeiras: Veja o sorteio que definiu o grupo no Mundial de Clubes de 2025

O Palmeiras descobriu, nesta quinta-feira, quem serão os seus adversários na fase de Grupos do Mundial de Clubes 2025. O Verdão vai encarar Porto (Portugal), Ah-Ahly (Egito) e Inter Miami (EUA).

Em sorteio realizado em Miami, nos EUA, o Verdão foi cabeça de chave do Grupo A. O torneio será realizado entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.

O ge analisa os três adversários do Palmeiras na fase de grupos e mostra os principais destaques, o treinador, o momento da equipe e o que fez para estar no Mundial.

Porto – Portugal

Destaques

O brasileiro Galeno, convocado neste ano para a Seleção, e o espanhol Samu Omorodion, de apenas 20 anos, vêm comandando o ataque do Porto nesta temporada com um entrosamento invejável. Juntos, eles já marcaram 25 gols nesta temporada – o Porto tem 21 jogos. Samu Omorodion está na frente na artilharia até aqui. Ele marcou 13 gols em 16 partidas e foi convocado para a seleção da Espanha. Já Galeno tem 12 gols em 20 jogos.

Treinador

O comandante no Porto nesta temporada é Vítor Bruno, de apenas 42 anos. Ex-auxiliar de Sérgio Conceição no clube, ele assumiu o lugar do experiente técnico no meio deste ano (início de temporada europeia). Este é o primeiro trabalho como treinador profissional de Vítor Bruno, que faz uma campanha de algumas oscilações nesse seu início de temporada.

O que fez para estar no Mundial

O Porto conquistou sua vaga pelo ranking da UEFA. A média de pontuação dos últimos quatro anos garantiu ao clube português um lugar na competição.

Momento

O Porto começou a temporada em alta, conquistando a Supertaça de Portugal após vencer o Sporting, em agosto. No Campeonato Português, a equipe trava uma disputa acirrada com o mesmo Sporting pela liderança. Com 30 pontos, o adversário do Palmeiras está na segunda posição, a três pontos do rival. Em 21 jogos nesta temporada, o Porto venceu 14 vezes, empatou duas e perdeu cinco. São 50 gols marcados e 23 gols sofridos.

Inter Miami – EUA

Destaques

O principal nome do Inter Miami, claro, é Lionel Messi. Um dos maiores jogadores da história, o argentino foi contratado em junho de 2023 para alavancar o futebol norte-americano. A sua chegada fez outros grandes nomes serem contratados pelo clube. Após a contratação de Messi, Suárez e Busquets, que atuaram com o camisa 10 no Barcelona, também se tornaram reforços. O time ainda conta com Jordi Alba e o ex-Corinthians Matías Rojas.

Treinador

O comandante do Inter Miami é o ex-jogador argentino Javier Mascherano. Aos 40 anos, ele iniciou a carreira de técnico em 2021 nas categorias de base da seleção argentina, onde ficou até mês passado. No final de novembro, ele foi anunciado pelo Inter Miami para o seu primeiro trabalho em um time profissional. Mascherano atuou ao lado de Messi, Suárez e Busquets no Barcelona e agora comanda o trio no Inter Miami. Ele ainda não estreou em um jogo oficial.

O que fez para estar no Mundial

O Inter Miami foi convidado pela Fifa. A indicação do clube foi uma decisão estratégica da organização, garantindo na competição a presença do time de Messi, cuja contratação em 2023 impulsionou a popularidade da franquia da Flórida.

Momento

De férias neste momento, o Inter Miami teve um fim de temporada desanimador. Isso porque a equipe perdeu para o Atlanta United em uma melhor de três nas quartas de final da Major League Soccer (MLS). O Inter Miami chegou aos playoffs como favorito, por ter conquistado o Supporters’ Shield, troféu dado ao time de melhor campanha na fase classificatória, mas decepcionou. A queda precoce custou o cargo do treinador Tata Martino.

Al-Ahly – Egito

Destaques

O meia-atacante Percy Tau é o grande nome do Al-Ahly há pelos menos quatro anos. O sul-africano de 30 anos chegou ao clube egípcio em 2021 e desde então se tornou um dos principais artilheiros e assistentes da equipe. Sua melhor temporada foi em 2022/2023, quando marcou 10 gols e deu sete assistências em 43 partidas disputadas. Neste ano são dez jogos e dois gols.

Treinador

Marcel Koller, de 64 anos, implementou uma mentalidade vencedora no Al-Ahly. Desde 2022 no clube, o suíço passou a empilhar títulos e se tornou um dos grandes ídolos da história da equipe. Até aqui, ele faturou duas Liga dos Campeões da África (2022/2023 e 2023/2024), Uma Copa do Egito (2021-22) e três Supercopa do Egito (2022, 2023 e 2024). Koller já dirigiu times como Basel, Colônia e a seleção da Áustria.

O que fez para estar no Mundial

O Al-Ahly foi vencedor da Liga dos Campeões da África em 2020/21 e 2022/23 e garantiu seu lugar no Mundial de 2025.

Momento

O Al-Ahly está no começo da temporada africana e ainda não perdeu. Em 11 jogos, são sete vitórias e quatro empates. Em outubro, venceu o Zamalek e conquistou a Supercopa do Egito, a quarta consecutiva. Até aqui, o time marcou 23 gols e sofreu apenas sete. No Campeonato Egípcio é o terceiro colocado, com oito pontos, dois atrás do líder Al-Masry.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ouça o emocionante discurso de despedida de Gabigol no vestiário do Flamengo no Maracanã

O que fica é a história. Das brigas, títulos, finais…”: Ouça despedida de Gabigol no vestiário do Flamengo

De tem acesso ao discurso do ídolo na roda de jogadores após empate com o Vitória no Maracanã

Confira o discurso do Gabigol no vestiário ao se despedir do elenco do Flamengo [https://s02.video.glbimg.com/x240/13181093.jpg]

Considerado o maior ícone da atual geração multicampeã do Flamengo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/] e um dos maiores ídolos da história do clube, Gabigol vestiu pela última vez a camisa rubro-negra em campo no domingo passado, no empate em 2 a 2 com o Vitória no Maracanã. Depois da partida, marcada pela festa de despedida da torcida para o atacante, o jogador também fez um discurso emocionado no vestiário para se despedir dos companheiros do elenco. O De teve acesso ao áudio (ouça no vídeo acima).

+ Predestinado e imortal: as emoções e reações no adeus (ou até logo) de Gabigol ao Flamengo [https://de.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2024/12/09/predestinado-a-imortal-as-emocoes-e-reacoes-no-adeus-ou-ate-logo-de-gabigol-ao-flamengo.ghtml]

– Eu gostaria de agradecer vocês pelo carinho, pelos momentos difíceis que também a gente passou. Como eu falei aquele dia lá na final, né? Os troféus vão ficar aí, vão lá para o museu. Talvez a gente nem veja mais os troféus, mas o que fica mesmo é a história. Dos treinos, das viagens, das brigas, dos títulos, das finais… É o que eu levo no meu coração. Só agradecer mesmo de coração. Todos, todos, todos. Foram seis anos, então, cada momento alguém me ajudou. Quando eu estava feliz, quando eu estava triste, quando eu estava bravo, quando eu estava revoltado… Em todos os momentos vocês me ajudaram. Eu sei que tinha ali bandeiras para mim, mas sem dúvida nenhuma, falando de todo meu coração, se não são vocês não existe o Gabriel, não existe o Gabigol. Isso é de coração mesmo – declarou o camisa 99 para os companheiros.

Gabigol do Flamengo no vestiário do Maracanã — Foto: Paula Reis / Flamengo

+ Após despedida do Fla, Gabigol desconversa sobre futuro: “Não tenho nada assinado com ninguém” [https://de.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2024/12/09/cogitado-em-cruzeiro-e-santos-gabigol-do-flamengo-afirma-nao-tenho-nada-assinado-com-ninguem.ghtml]

A “FlaTV”, canal oficial do Flamengo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/] no Youtube, não publicou o vídeo com os bastidores da partida após o jogo de domingo. Em casos de resultados positivos, as imagens, que revelam conversas dos atletas e demais membros do departamento de futebol no vestiário, costumam subir na rede social no dia seguinte ao jogo, o que não aconteceu desta vez. O De apurou que a não publicação tem a ver com as eleições presidenciais ocorridas na segunda-feira. O último vídeo de bastidores foi o da vitória sobre o Criciúma, por 3 a 0, na penúltima rodada do Brasileirão.

– Sem vocês não existiria tudo que aconteceu comigo ali dentro. Fui muito feliz, muito feliz. Eu saio muito tranquilo porque vivi tudo que tinha para viver. Então, o que eu peço para vocês agora é: boa sorte, e como falei para o Gerson ali, aproveitem. Aproveitem cada treino, cada momento, para quando chegar o dia de vocês saírem ou irem embora vocês irem tranquilos como eu estou. Vivi tudo, vivi tudo. As melhores coisas, as piores coisas… E graças a Deus o que vou levar no meu coração não são os troféus, não são as bandeiras, são vocês. Então agora muito mais relaxado, muito mais tranquilo, o que precisar aí, de uma resenha, tomar uma cervejinha… (Risos) Tomar um negocinho, fazer um churrasco, galera fechada de fazer churrasco aí. O que precisarem de mim estou aqui – completou o atacante.

Gabigol recebe placa do Flamengo e exibe para a torcida — Foto: Leticia Marques

Um dos principais ídolos do Flamengo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/], Gabigol é o sexto maior artilheiro da história rubro-negra, com 161 gols e 43 assistências. Em 308 jogos, conquistou 13 títulos: duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Copas do Brasil, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e quatro estaduais. Ele estava no clube desde 2019 e chegou a acertar uma renovação de contrato por mais cinco anos, mas a diretoria voltou atrás no negócio e ofereceu só mais uma temporada. O atacante se sentiu desprestigiado e anunciou que deixará o clube em 2025. O jogador tem acordo com o Cruzeiro, conforme revelado pelo De [https://de.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2024/11/10/cruzeiro-acerta-com-gabigol-que-deixara-o-flamengo-em-2025.ghtml], e também despertou interesse do Santos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FLAMENGO [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/]

OUÇA O PODCAST GE FLAMENGO [https://interativos.ge.globo.com/podcasts/programa/ge-flamengo/]

Assista: tudo sobre o Flamengo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/] no De, na Globo e no sportv

Confira o discurso do Gabigol no vestiário ao se despedir do elenco do Flamengo [https://s2-ge.glbimg.com/_gnF978Dw3HRt0Vp6TFuuhDQYFM=/1280×720/smart/filters:strip_icc()/s02.video.glbimg.com/deo/vi/93/10/13181093] Diego Ribas e Petkovic fazem golaços pelo Flamengo Stars no Maracanã; veja [https://s2-ge.glbimg.com/GRVycNqmShWZk7Vu04bYC_cofBk=/1280×720/smart/filters:strip_icc()/s04.video.glbimg.com/deo/vi/75/01/13180175] Rizek analisa eliminações de brasileiros no Mundial: ‘Botafogo teve situação mais surreal’ [https://s2-ge.glbimg.com/o3TK9Ff8n4qKvz2mA6KTGoIcMbQ=/1280×720/smart/filters:strip_icc()/s03.video.glbimg.com/deo/vi/86/87/13178786]

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp