Palmeiras recorre à CBF para evitar jogo com torcida única contra o Cruzeiro: veja os detalhes

Palmeiras vai à CBF para evitar jogo com torcida única contra o Cruzeiro após ação do governo de Minas

O Palmeiras enviou novo ofício à CBF, na manhã desta terça-feira, a fim de evitar que o jogo contra o Cruzeiro aconteça apenas com torcida mandante, nesta quarta, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão. A entidade havia decidido que o confronto, válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, ocorrerá com portões fechados, diante do risco de confronto entre as torcidas.

A Raposa, porém, não concorda com a decisão e conta com o apoio do governo de Minas Gerais, que recorreu à Justiça Comum buscando a liberação do público para o Cruzeiro. Desde que o Ministério Público de Minas Gerais pediu que o jogo acontecesse com torcida única, por conta da emboscada da Mancha Alviverde, torcida organizada do Palmeiras, contra a Máfia Azul, organizada do Cruzeiro, o clube tem se mostrado contrário à possibilidade.

O Palmeiras, então, sinalizou à CBF que se a Justiça de fato liberar torcida única pode haver até penalizações ao Cruzeiro, tomando como base o Regulamento Geral de Competições. São citados dois artigos do documento que seriam descumpridos. O Verdão ainda usa no ofício o artigo 217 da Constituição Federal, que no primeiro parágrafo diz: “o Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei”.

Por enquanto, a decisão de que a partida aconteça sem torcedores permanece. O confronto tem peso para os dois times: enquanto o Cruzeiro briga por vaga na próxima edição da Conmebol Libertadores, o Palmeiras é o rival direto do Botafogo na briga pelo título brasileiro. O Palmeiras divulgou nota na qual dizia acatar a determinação da CBF de portões fechados, embora lamentasse que o governo de Minas Gerais e a Polícia Militar “não tenham apresentado um plano que pudesse garantir a presença de palmeirenses e cruzeirenses no estádio”.

Com a polêmica em torno da presença de público no jogo, a situação segue indefinida e a partida se aproxima. Resta aguardar novos desdobramentos sobre a disputa entre Palmeiras e Cruzeiro, CBF e governo de Minas Gerais. Acompanhe as notícias atualizadas sobre esse embate e as decisões que serão tomadas para resolver essa questão específica. Garanta que não perderá nenhuma informação importante sobre esse confronto decisivo no Campeonato Brasileiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meia mais jovem do Cruzeiro na Copinha ganha destaque após surgir em clube de Gusttavo Lima – Confira!

Mais jovem do Cruzeiro na Copinha, meia ganha minutos após surgir em clube de Gusttavo Lima

Akiles tem 16 anos e começou a Copinha como titular, após período de ausência para trabalhos de equilíbrio muscular. O De aguarda a definição do adversário na segunda fase da Copinha, após fazer sete pontos na primeira fase. Campanha com a participação de Akiles. O jogador, que chegou do Paranavaí, clube gerido por Gusttavo Lima, é o mais jovem da delegação mandada a São Carlos.

Nascido em março de 2008, Akiles tem apenas 16 anos e pode jogar pela categoria sub-17 até o fim deste ano. No entanto, a integração ao time sub-20 já estava prevista desde a contratação, que aconteceu no meio de 2024. O início dos trabalhos na Toca da Raposa demorou um pouco mais do que o previsto, já que Akiles passou por trabalhos de fortalecimento e equilíbrio muscular. Ele chegou à Toca em julho, mas só estreou pelo time sub-17 no início de novembro.

O meio-campista iniciou a trajetória no banco de reservas, mas foi titular nos três jogos finais da temporada, com um gol marcado. Inscrito na Copinha, que pode ser disputada por jogadores nascidos até 2004, Akiles não estava cotado para ser titular, mas começou a competição nesta condição. Atuou no primeiro tempo dos dois primeiros jogos e foi acionado no segundo tempo da partida final da fase de grupos, atuando como meia e se aproximando do lado direito de ataque.

Com o De, o jogador assinou contrato de cinco temporadas. A Raposa adquiriu 70% dos direitos econômicos. O Paranavaí ficou com o restante. O jovem acumula passagens também pelas categorias de base do Atlético-GO, clube que defendeu no Brasileiro Sub-17 do ano passado, antes de chegar ao Paranavaí, no início de abril. O jogador estava inserido ao profissional do clube gerido por Gusttavo Lima para disputa da Segunda Divisão do Paranaense, mas chegou ao De para as categorias de base inicialmente.

Assista: TUDO SOBRE O DE NO GE, NA GLOBO E NO SPORTV. Cruzeiro faz 3 a 0 no Praia e segue na liderança da Superliga. Com jogadoras de seleção, Cruzeiro apresenta time para 2025. Resenha! A pré-temporada descontraída do De nos Estados Unidos. Confira mais notícias do De e fique por dentro de tudo que acontece no clube.

No podcast GE Cruzeiro, você pode ouvir análises, entrevistas e muito mais sobre o time. Não perca nenhum detalhe da trajetória de Akiles e de todo o elenco do De. Siga acompanhando as novidades e torcendo pelo sucesso do mais jovem talento do clube na Copinha. Junte-se à torcida e apoie o Cruzeiro em mais uma etapa decisiva da competição.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp