Press "Enter" to skip to content

Pamonha se torna patrimônio cultural imaterial goiano

Última atualização 21/12/2022 | 18:01

A pamonha se tornou um patrimônio cultural de Goiás. O governador Ronaldo Caiado sancionou a lei na terça-feira, 20. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Coronel Adailton. De acordo com a justificativa do projeto de lei, a receita tem origem indígena e hoje faz parte da memória coletiva goiana.

Na justificativa, o parlamentar relatou que as “pamonhadas” ocorrem  no estado e o significado delas para a sociedade.

“O ato de comer, como já provaram os antropólogos, possui uma importante significação social. Reforça os laços em comum e auxilia a preservar a memória coletiva transmitida de pai para filho”, disse

O deputado estadual de goiás também explicou que a produção da pamonha proporciona a reunião de famílias e amigos, do ato da colheita do milho a preparação da receita.

Apesar de não existir o local que ela surgiu de fato, é um prato bastante consumido aqui na região centro-oeste, principalmente em Goiás. Onde o alimento pode ser encontrado facilmente em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias.

O modo de preparo é bem simples, o milho verde é ralado grosso, misturado à manteiga, açúcar e temperos regionais. Elas são submetidas ao cozimento até que sua massa alcance uma consistência firme e macia.