Ex-companheiro de Rivaldo, saiba quem é e como joga Panagiotis, grego que assinou com o Remo.
Meia de 34 anos foi anunciado pelo Leão na última terça-feira, dia 2. O de faz uma análise do novo contrato da equipe para a Série B do Brasileiro.
Pedro Rocha garante “fico” no Remo e mira recuperação na Série B.
Nascido em Nafplio, região da Grécia com belas praias, o meia Panagiotis Tachtsidis atravessou o oceano para jogar na Amazônia. O “Pana” vai vestir a camisa do Clube do Remo, seu primeiro time na América do Sul.
O de faz uma análise sobre o jogador grego, mostrando a carreira e como joga.
Registrado no BID, saiba quem é e como joga Panagiotis Tachtsidis, grego que assinou com o Remo — Foto: Samara Miranda/Remo.
CARREIRA.
Panagiotis estreou como profissional no AEK, time de Atenas, na Grécia, na temporada 2007/2008. Lá, jogou com o meia brasileiro Rivaldo, multicampeão na Grécia.
Na primeira temporada, atuou em dois jogos; na seguinte, 13, marcando um gol. Em 2009/2010, sua última temporada no AEK, balançou a rede uma única vez e jogou 12 vezes.
PRIMEIRA PASSAGEM PELA ITÁLIA.
Suas atuações chamaram atenção do Genoa, que o comprou e emprestou para Grosseto e Hellas Verona, onde realizou 39 jogos, até hoje a temporada em que entrou em campo mais vezes. Foi o início de uma longa passagem pela Itália.
Depois do Hellas Verona, Pana foi para a capital italiana, jogar na Roma, na temporada 2012/2013. Foi nesse período que o meia foi convocado pela seleção grega pela primeira vez. Ele foi titular logo na estreia, em um amistoso contra a República da Irlanda.
SELEÇÃO.
Foi a primeira das 25 participações feitas pela seleção nacional. Panagiotis, inclusive, esteve na Copa do Mundo realizada em 2014, no Brasil, mas não entrou em campo. Pela Grécia, marcou um gol e concedeu duas assistências. Ele não é convocado desde maio de 2018.
Voltando ao futebol de clubes, ele continuou sua passagem pela Itália em clubes diferentes: jogou por Catania, Torino, teve outra passagem pelo Hellas Verona, assinou novamente com Genoa e encerrou sua primeira passagem pelo futebol italiano Cagliari.
Panagiotis retornou ao seu país para jogar no Olympiacos, mas logo retornou para a Itália, onde atuou por três temporadas, no Lecce.
Em 2021/2022, o jogador grego teve sua primeira experiência fora da Europa. Ele foi para a Arábia Saudita, jogar pelo Al-Fayha, conquistando o primeiro título na carreira, a Taça da Arábia Saudita, diante do Al-Hilal. Naquela temporada, concedeu nove assistências.
Pana continuou no Oriente Médio, mas no Khorfakkan, dos Emirados Árabes Unidos. Após a breve passagem pelo país asiático, retornou para a Europa, para jogar no CFR Cluj, conquistando a Taça da Romênia.
COMO JOGA.
Panagiotis é um meia central. Pode até jogar mais adiantado no meio de campo, mas, levando em conta o atual time titular do Remo, jogaria no lugar de Jaderson. Pelo CFR Cluj, seu último clube, pisava bastante no campo do ataque.
Falando sobre as características, Pana é um canhoto que distribui passes no meio de campo. Ele costuma dar lançamentos, enfiar bolas para os companheiros e arriscar de fora da área, marcou alguns gols assim na Romênia. Não é um jogador que tem a jogada individual como forte.
Falando sobre suas ações defensivas, tem números relativamente parecidos com os de Jaderson.
Jaderson
* Interceptações: 0.5
* Desarmes por jogo: 1.0
* Bolas recuperadas no ataque: 0.1
* Bolas recuperadas por jogo: 2.7
* Dribles sofridos por jogo: 0.4
* Cortes: 0.9
* Erros que levaram à finalização: 0
* Erros que levaram ao gol: 0
* Pênaltis cometidos: 0
Panagiotis
* Interceptações: 0.2
* Desarmes por jogo: 0.9
* Bolas recuperadas no ataque: 0.3
* Bolas recuperadas por jogo: 2.8
* Dribles sofridos por jogo: 0.3
* Cortes: 0.4
* Erros que levaram à finalização: 0
* Erros que levaram ao gol: 0
* Pênaltis cometidos: 0
Panagiotis já está registrado no BID como jogador do Remo. O meio-campo já está em Belém, integrado ao elenco. Números retirados do site Sofascore.