Uma panela de pressão explodiu e causou queimaduras em um homem que trabalhava voluntariamente em uma igreja, em Goiânia. A explosão ocorreu no último domingo, 10, por volta das 9h, quando um grupo de fiéis fazia uma feijoada para vender em um evento.
O incidente foi gravado por câmeras de segurança do local. Nas filmagens, é possível ver cinco pessoas em volta do fogão que fica no centro da cozinha. Um dos voluntários vai até um dos recipientes que cozinhava ingredientes para a refeição, quando a panela de pressão que estava ao lado explodiu. Com o impacto, a panela espalhou feijão por todo o lado e chegou a deixar um buraco no teto.
Um dos atingidos pela panela teve queimaduras pelo corpo, mas já está em casa e se recupera bem. Já os outros fiéis não informaram seu estado de saúde.
Cuidados com panela de pressão
Apesar de ser um item comum e presente em nosso dia a dia, a panela de pressão exige cuidados extremos para que acidentes graves sejam evitados. Antes de utilizar o utensílio, é necessário que o usuário cheque toda a estrutura da panela antes de colocá-la ao fogo. Além disso, é necessário limpar as saídas de ar da tampa, utilizar borracha de cobre em toda a borda e não possui rachados, trincas ou rompimentos.
Confira algumas instruções:
- Verificar a borracha da tampa: confira se ela não está danificada ou rachada, pois isso atrapalha a vedação entre a tampa e a panela;
- A válvula: deve estar com o pino para ouvir o barulho quando pega pressão. É possível ter noção quando está com muita ou pouca pressão pelo pino da tampa;
- A quantidade de água: olhar a marcação da quantidade de água do lado de dentro. Não pode colocar muita e nem pouca água. Alguns usuários colocam pouca água e ela pode secar e explodir.
- Temperatura do fogo: após pegar pressão, o correto é usar fogo médio.
- Abrir a panela: depois de cozinhar, tem que deixar a pressão sair sozinha.
- Em caso de algo de algum barulho estranho, o recomendado é desligar a chama do fogão e deixar a pressão sair sozinha.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)