Press "Enter" to skip to content

Panela de pressão explode, quebra fogão e abre buraco no teto de casa em Goianésia

Última atualização 06/10/2023 | 15:03

Uma panela de pressão explodiu em casa de uma morada de Goianésia, no centro de Goiás, na quinta-feira, 5. O impacto da explosão foi tão grande a ponto de quebrar o fogão e ainda abrir um buraco no teto da residência. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a panela estava no fogo há um tempo quando explodiu devido à pressão. A tampa foi arremessada no teto, e acabou danificando o gesso.

Ainda de acordo com os agentes, foi necessário desligar a energia e cortar o gás para evitar explosão ou incêndio. Após isso, o botijão foi levado para uma área ventilada da casa. Apesar do susto, não houve feridos.

Casos semelhantes

Dez dias atrás uma outra panela de pressão explodiu em um restaurante de Anápolis. A cozinheira Cidelia Pereira de Morais se feriu por conta da água fervendo e ficou internada, mas não resistiu e morreu na última segunda-feira, 2.

Meses atrás, uma outra explosão de uma panela de pressão destruiu a cozinha de um Centro Municipal Educacional Infantil (Cmei) em Itumbiara, no sul do estado. O Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) foi acionado, mas a equipe da unidade já havia conseguido conter a explosão. Apesar do susto e do estrago, não houve vítimas.

Principais cuidados com a panela de pressão:

  • Verificar a borracha da tampa: confira se ela não está danificada ou rachada, pois isso atrapalha a vedação entre a tampa e a panela;
  • A válvula: deve estar com o pino para ouvir o barulho quando pega pressão. É possível ter noção quando está com muita ou pouca pressão pelo pino da tampa;
  • A quantidade de água: olhar a marcação da quantidade de água do lado de dentro. Não pode colocar muita e nem pouca água. Alguns usuários colocam pouca água e ela pode secar e explodir.
  • Temperatura do fogo: após pegar pressão, o correto é usar fogo médio.
  • Abrir a panela: depois de cozinhar, tem que deixar a pressão sair sozinha.