Press "Enter" to skip to content

Pão de queijo e outros pratos brasileiros integram ranking de melhor comida

Última atualização 30/03/2023 | 17:27

Um clássico da cozinha nacional conquistou a América. O pão de queijo foi eleito como a décima iguaria preferida para os participantes de uma pesquisa feita por uma plataforma mundial de análises gastronômicas, a Teste Atlas. O ranking inclui outros nove pratos brasileiros. Em primeiro lugar ficou o “asado” argentino, um tipo de corte de carne preparado em um tipo de churrasco portenho.

 

Ao todo, 50 itens da culinária regional figuram na preferência dos avaliadores. O pão de queijo recebeu a segunda menor nota da pesquisa: 4,7. Os julgadores do levantamento também consideraram como merecedores de reconhecimento o churrasco brasileiro, picanha, pavê, bombocado, alcatra, coxinha, escondidinho, fraldinha e vatapá.

 

Em 2020, a CNN americana já havia eleito o prato como um dos 50 pães mais gostosos do mundo.  O alimento foi destacado em ambos levantamentos pelo sabor e pela representatividade histórica brasileira, conforme algumas versões.

 

“Tratando cuidadosamente a mandioca com um ciclo de imersão, prensagem e secagem, muitos dos grupos indígenas do continente encontraram uma maneira de transformar a raiz em uma estrela culinária improvável. Agora, é a base para uma das guloseimas mais saborosas do Brasil, um pãozinho de queijo cuja crosta crocante dá lugar a um interior macio e levemente azedo”, detalhou a CNN americana.

 

Historiadores associam o surgimento ao ciclo do ouro em Minas Gerais, quando a farinha de trigo era escassa e de qualidade ruim. A população misturava o polvilho – feito a partir da mandioca e largamente disponível – ao queijo, leite, ovos e gordura obtidos dos animais criados na região.  

 

A modernização trouxe a praticidade de pães de queijo congelados semiprontos feitos a partir de ingredientes caipiras e industrializados que atualmente são exportados aproximadamente 50 países, a exemplo de Portugal, Japão e Estados Unidos. A disseminação da receita a partir dos anos 1950 ganhou força com a venda da iguaria pela  mineira Arthêmia Carneiro.

 

O pão de queijo foi assimilado por outras culturas e ganhou outras apresentações. Algumas delas, inclusive, integram o ranking: pandebono, um pãozinho achatado típico da Colômbia, e o pan de yuca, um pão de queijo acompanhado de iogurte servido no Equador. A chipa, originária do Paraguai e da Argentina e comercializada em algumas padarias brasileiras, tem receita semelhante, mas formato diferente ao do prato mineiro.

 

Confira o ranking completo:

(Fonte: Reprodução/Twitter)