Papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis brasileiros para a Campanha da Fraternidade 2025, divulgada na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março. A campanha, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”.
Nesta mensagem, o papa elogia a CNBB por abordar um tema ecológico, ressaltando a importância da ecologia integral e a necessidade de uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente. Ele menciona a COP 30, que ocorrerá em Belém do Pará em novembro, expressando a disposição da Igreja em colaborar para que nações se comprometam com práticas que ajudem a enfrentar a crise climática.
Práticas de oração e solidariedade
A Campanha da Fraternidade, realizada anualmente desde 1964 durante a Quaresma, incentiva os fiéis a praticar oração, jejum e caridade. Um dos momentos importantes é a Coleta Nacional da Solidariedade, agendada para os dias 12 e 13 de abril, que destina recursos a projetos sociais em todo o Brasil.
A campanha busca conscientizar os fiéis sobre a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, inspirada pela Carta Encíclica Laudato Si’ e pela Exortação Apostólica Laudate Deum. O objetivo é promover um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.
Papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro para tratar uma infecção respiratória e não participou das celebrações da Quarta-feira de Cinzas. Contudo, ele enviou a mensagem antes de sua internação, enfatizando a urgência de uma conversão ecológica e pessoal.