O papa Francisco está apresentando uma leve melhora e não tem febre, informou o Vaticano nesta quinta-feira, 20. Segundo a Santa Sé, os exames de sangue do pontífice seguem estáveis.
Internado no hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro devido a dificuldades respiratórias, Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral. Apesar da gravidade da infecção, o líder da Igreja Católica conseguiu se levantar, tomar café da manhã sentado em uma poltrona e até realizar algumas atividades de trabalho.
A pneumonia bilateral afeta ambos os pulmões e compromete a respiração. Quando jovem, o papa enfrentou um quadro severo da doença e precisou remover parte de um pulmão.
A recuperação de Francisco tem sido acompanhada com atenção pelo clero. Segundo a agência Reuters, cardeais demonstraram otimismo quanto à sua melhora. Na quarta-feira, 19, ele recebeu a visita da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que afirmou que o pontífice estava alerta, responsivo e manteve seu senso de humor característico.
Diante da situação, o Vaticano anunciou que todos os compromissos públicos do papa foram cancelados até domingo, 23.