O papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com um quadro inicial de pneumonia bilateral, o que complicou ainda mais seu tratamento de uma infecção respiratória, informou o Vaticano nesta terça-feira, 18.
De acordo com um comunicado oficial, exames laboratoriais e uma radiografia do tórax indicaram um quadro clínico complexo. “Uma tomografia realizada nesta tarde mostrou o início de uma pneumonia bilateral, exigindo mais terapia farmacológica. No entanto, o Santo Padre continua de bom humor”, destacou a nota.
A pneumonia bilateral afeta ambos os pulmões e pode causar dificuldades respiratórias. Francisco, que está internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, já enfrentou problemas pulmonares na juventude, quando precisou remover parte de um pulmão devido a uma pleurisia.
Mais cedo, uma autoridade do Vaticano informou que o pontífice está respirando sem auxílio de ventilação mecânica. Por conta de seu estado de saúde, todos os compromissos públicos do papa foram cancelados até domingo.
O pontífice participaria de eventos relacionados ao Ano Santo Católico de 2025, período de peregrinação e perdão para os fiéis. O Vaticano estima que Roma receba cerca de 32 milhões de turistas ao longo do ano para acompanhar as celebrações.
O Vaticano afirmou que Francisco permanecerá hospitalizado pelo tempo necessário, sem especificar se a infecção tem origem bacteriana ou viral.