Papa Francisco tinha a palavra certa sobre a Amazônia’, diz arcebispo
Dom Moacir Silva enfatizou o legado deixado por Francisco e lembrou da visita
dele ao Brasil, em 2013. Pontífice tinha 88 anos e morreu em casa, na Cidade do
Vaticano.
Arcebispo de Ribeirão Preto lamenta morte do papa Francisco
O arcebispo de Ribeirão Preto (SP), Dom Moacir Silva, destacou o legado deixado pelo papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21).
À EPTV, afiliada da TV Globo, o bispo enfatizou a única vinda de Francisco ao Brasil, em 2013, e os pensamentos dele sobre a Amazônia.
O pontífice nutria um carinho pela região e demonstrava isso em declarações, como, por exemplo, em 2020, quando expressou o desejo de que a povo da Amazônia “lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida”.
> “O papa Francisco deixa muita contribuição para o Brasil. A gente pensa, por
> exemplo, na situação da Amazônia, o papa Francisco tem a palavra certa sobre a
> Amazônia. A presença do papa no Brasil mostrou como ele queria uma igreja mais
> próxima das pessoas, preocupada com os pobres. Ele deixa para nós esse modo de
> governar da igreja. É um legado muito grande que ele nos deixa”, afirmou Dom
> Moacir.
Ainda em relação à visita do papa ao Brasil, durante a 28ª Jornada Mundial da Juventude, o arcebispo de Ribeirão Preto lembrou de uma breve conversa dele com Francisco.
> “Tinha mais um bispo. Nós três celebramos a eucaristia. Naquele tempo, depois
> da missa, ele cumprimentava todas as pessoas que participavam da missa.
> Naquele dia, fui o primeiro a ser cumprimentado por ele. Conversamos um
> pouquinho. No dia seguinte, na missa, quando recebi o pálio, na hora em que
> ele me entregou, disse: ‘bom trabalho lá’.”
No início da manhã desta segunda-feira, a Arquidiocese de Ribeirão Preto divulgou uma nota de pesar em que se referiu a Francisco como “presente para a Igreja”.
> “Sabemos que toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja, e, por isso, somos gratos a Deus por ter dado este presente para a Igreja”, diz trecho.
O comunicado informa, ainda, a realização de uma missa especial, marcada para as 18h30 desta segunda na Catedral Metropolitana.
Veja o momento em que o Vaticano anuncia a morte do Papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira. Veja acima o momento em que a notícia foi anunciada pelo Vaticano.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o
substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por cerca de 40 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos.
O papa chegou a aparecer publicamente neste domingo (20) de Páscoa para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro.