Papa Francisco faz 84 anos e fiéis comemoram

No dia 17 de dezembro, com certeza, milhões de pessoas no mundo estão fazendo aniversário. Inclusive, um simples senhor argentino chamado Jorge Mário, que completa 84 anos. Mas, o que ele tem de especial para citarmos o seu nome, em detrimentos de outros milhões?

Simples (e complicado!): há 7 anos atrás, em 2013, uma fumaça branca subiu de uma pequena chaminé da Itália, num lugarejo pequeno chamado “Vaticano”. E alguém disse em latim para milhares de cristãos emocionados: “habemos papam!”. Então, um homenzinho sorridente saiu da sacada, no meio da multidão, de roupa toda branca e cruz no peito. Era Jorge Mário. O homem argentino.

Desse dia em diante, tomou outro nome: Francisco, como São Francisco de Assis. Agora, era simplesmente o Papa. Pastor da humildade e da simplicidade, encheu o planeta de esperança com seu sorriso e encantou a todos quando pediu pela primeira vez, naquele dia: “rezem por mim”.

Apóstolo da Virgem Maria e amado pelos jovens, já percorreu o mundo falando sobre paz, perdão e caridade. Mas este senhor, agora com 84 anos, também sabe engrossar o tom: condena a ambição e o apego aos bens materiais, critica a prática do aborto e apesar de ser receptivo, reafirma o posicionamento da igreja sobre uniões homoafetivas e questões de gênero: “pecado”.

Hoje, é um dos assuntos mais comentados do twitter, e está recebendo parabenizações de católicos (e não católicos) de todos os lugares.

Veja:

Parabéns, Papa Francisco!

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp