O líder da Igreja Católica, papa Francisco, está hospitalizado desde o dia 14 de fevereiro devido a uma bronquite. No entanto, seu estado de saúde se agravou e ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral, uma infecção grave que afeta os dois pulmões, o que dificulta sua respiração. O Vaticano divulgou um boletim nesta quarta-feira (26/2) informando que houve uma melhora no quadro clínico do pontífice de 88 anos, que está internado no hospital Gemelli, em Roma, Itália.
De acordo com o comunicado oficial, houve uma resolução da insuficiência renal leve e a tomografia computadorizada mostrou evolução normal da inflamação pulmonar. Os exames de sangue apresentaram bons resultados e o papa conseguiu realizar atividades de trabalho durante a tarde. No entanto, o prognóstico ainda é reservado, considerando a gravidade do quadro de saúde.
Durante o período de internação, Francisco também passou por crises respiratórias que necessitaram do uso de altos fluxos de oxigênio. O pontífice teve uma noite tranquila, conforme informado no primeiro boletim do dia pela sala de imprensa do Vaticano. Ele continua em repouso no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, onde está sendo acompanhado de perto pela equipe médica.
O Vaticano anunciou que o papa apresenta uma insuficiência renal leve, o que complica ainda mais seu quadro clínico. Diante da complexidade da situação, os médicos estão utilizando terapias farmacológicas na esperança de que funcionem. A comunidade católica tem se mobilizado em orações pela recuperação de Francisco, e os cardeais residentes em Roma, juntamente com colaboradores da Cúria Romana, realizarão uma vigília na Praça São Pedro para a oração do terço pela saúde do líder religioso.
A partir desta quinta-feira, os fiéis poderão se unir em oração através dos canais do Vatican News para acompanhar a vigília ao vivo. É um momento de solidariedade e fé, onde todos esperam pela melhora do estado de saúde do papa. O mundo está atento às atualizações sobre a saúde do pontífice, aguardando por boas notícias e pela sua completa recuperação. Acompanhe as notícias sobre o assunto para ficar por dentro de todas as informações relacionadas ao estado de saúde do líder religioso.