O Papa Francisco está programando uma cerimônia de nomeação de 21 novos cardeais da Igreja Católica no Vaticano, neste sábado, e um deles é o brasileiro Dom Jaime Spengler. O evento ocorrerá na Basílica de São Pedro, e poderá ser assistido pelo canal de notícias do Vaticano no YouTube.
Dom Jaime Spengler é o atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo DE Porto Alegre (RS). Os novos cardeais terão direito ao voto em um eventual conclave para a escolha de futuros papas, e após a cerimônia de oficialização, participarão de uma Santa Missa presidida por Francisco.
A regra da Igreja Católica estabelece que cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto, e Spengler atualmente tem 64 anos. Com os novos nomeados, o total de cardeais ultrapassará o limite técnico de 120, mas dois integrantes do grupo atingirão a idade-limite neste ano.
O colégio de cardeais se divide em três ordens: episcopal, presbiteral e diaconal, e além de participarem da escolha de novos papas, também auxiliam o pontífice em questões de importância tanto coletivamente quanto individualmente. Além do representante brasileiro, outros países terão nomes anunciados pelo Papa Francisco, como Argentina, Equador, Peru, Chile, Japão, Filipinas, Sérvia, Costa do Marfim, Indonésia, Argélia, Irã, Canadá, Itália, Ucrânia e Austrália.
Dom Jaime Spengler é natural de Gaspar (SC) e ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982. Ele estudou filosofia, teologia e fez doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Spengler foi ordenado sacerdote em 1990 e nomeado bispo auxiliar da arquidiocese DE Porto Alegre em 2010 pelo Papa Bento XVI.
A lista completa dos 21 novos cardeais da Igreja Católica inclui representantes de diferentes países e figuras importantes do clero. A cerimônia de nomeação promete ser um marco na história da igreja, reforçando a importância e diversidade dos líderes religiosos ao redor do mundo. Siga o Metrópoles no Telegram para ficar por dentro de todas as notícias!