Papa Francisco recebe alta após internação de 38 dias: entenda a condição de sua voz debilitada

papa-francisco-recebe-alta-apos-internacao-de-38-dias3A-entenda-a-condicao-de-sua-voz-debilitada

Entenda por que o papa Francisco está com a voz debilitada

O papa recebeu alta hospitalar neste domingo (23/3), após 38 dias internado. Em breve aparição, o pontífice agradeceu pelas orações. O papa Francisco recebeu alta nesta domingo (23/3), quando fez sua primeira aparição pública após cinco semanas de internação. Com a voz ainda fraca, o líder da Igreja Católica disse: “Obrigado a todos” de uma sacada do hospital Gemelli, em Roma.

A voz do Santo Padre foi afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo para respirar enquanto esteve internado. A expectativa, segundo a equipe médica, é que o papa argentino recupere a voz aos poucos, mas não há um prazo definido. “Ele está melhorando, e esperamos que muito em breve ele possa retornar às atividades normais”, informou o chefe da equipe médica, Sergio Alfieri, em coletiva de imprensa nesse sábado (22/3).

INTERNAÇÃO MAIS LONGA DO PAPA

O papa Francisco foi internado em 14 de fevereiro. Os médicos suspeitavam que o Santo Padre estivesse com bronquite, mas logo foi confirmado que o quadro se tratava de pneumonia bilateral. Ele passou 38 dias no hospital Gemelli, em Roma.

Os médicos disseram que o Santo Padre estava ansioso para sair. “Ele ficou muito contente. Há uns três ou quatro dias, ele perguntava: ‘Quando vou para casa?’, relataram os médicos. O médico Sergio Alfieri esclareceu que, durante a internação, o papa argentino esteve em risco de vida em dois momentos. Apesar do quadro crítico, o líder religioso não precisou ser intubado e permaneceu sempre consciente, orientado e presente.

“O papa foi um paciente exemplar. Ouviu nossas sugestões. Então, concordamos (com a alta) quando achamos que era o momento certo, e o Santo Padre concordou”, pontuaram os médicos. O pontífice será mantido sob cuidados especiais, não podendo estar em ambientes com muitas pessoas, e ficará em repouso durante dois meses.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Para ficar por dentro de tudo sobre ciência e nutrição, veja todas as reportagens de Saúde.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp