Papai Noel com síndrome de Down une comunidade em Natal solidário após enchente em Caxias do Sul, RS: ‘Enche meu coração de alegria’

Papai Noel com síndrome de Down é símbolo da união em cidade do RS atingida por enchente: ‘Enche meu coração de alegria’

Moradores fizeram celebração comunitária de Natal em bairro de Caxias do Sul. A praça central recebeu decoração especial para as festividades. Um morador transformou seu carro em um trenó para alegrar o Natal das crianças.

Um Papai Noel com síndrome de Down se tornou o símbolo da união em um bairro de Caxias do Sul, na Serra do RS. A região de Galópolis foi duramente atingida por dezenas de deslizamentos de
terra durante as enchentes de maio. Pessoas perderam suas vidas e diversas famílias ainda estão desalojadas.

“Nossa família não foi a única afetada, outras pessoas também perderam seus entes queridos. Galópolis se uniu diante dessa tragédia. A solidariedade fala alto, a caridade é sempre bem-vinda,” relata o aposentado Roberto Funk, que lamenta a perda de sua irmã e três sobrinhos nos deslizamentos.

Os moradores do bairro criaram a Magia de Natal no Vale Iluminado, com diversas atrações, em um esforço conjunto. Aos 36 anos, o metalúrgico Jonas Echer, que tem síndrome de Down, sempre sonhou em ser Papai Noel e realiza esse desejo ouvindo os pedidos das crianças de Galópolis, tornando o Natal ainda mais especial.

A rotina do ‘bom velhinho’ é repleta de alegria e carinho ao receber as crianças em sua casa. Jonas atende cada um dos pedidos, com Eliza, de 9 anos, desejando ajuda para quem está em necessidade, e Eliara, de 10 anos, pedindo proteção contra enchentes. Os sorrisos, abraços e palavras das crianças emocionam Jonas, que afirma: “Eu amo ser Papai Noel! Enche o meu coração de alegria.”

Galópolis, situada em um vale a 12 km do centro de Caxias do Sul, histórica cidade serrana, ganhou decoração especial para celebrar o Natal. Com arquitetura característica e uma história ligada à imigração italiana, o bairro preserva sua essência e encanta moradores e visitantes.

O espírito festivo se estende pelo bairro, com os prédios iluminados e um morador enfeitando e transformando seu carro em um trenó, proporcionando passeios pelo vale iluminado. A mensagem de esperança e união é clara, mostrando que Galópolis é um lugar especial, digno de ser apreciado e visitado em todos os momentos.

Além disso, o bairro oferece um roteiro turístico autoguiado, com placas informativas nos prédios históricos e opções de cafés e restaurantes com culinária italiana típica durante todo o ano. Uma verdadeira viagem ao passado com toda a hospitalidade da região para encantar seus visitantes e moradores.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ações solidárias garantem almoço especial de Natal para vulneráveis em Londrina e Curitiba

Ações solidárias garantem almoço de Natal para pessoas em vulnerabilidade no Paraná: ‘Que Deus multiplique’

Londrina e Curitiba foram algumas cidades do estado que tiveram ações sociais nesta terça-feira (25).

Cardápio em Londrina teve churrasco e panetone. — Foto: Reprodução – RPC

Nesta quarta-feira (25), dia de Natal, ações solidárias pelo Paraná garantiram almoços especiais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Em Londrina [https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/cidade/londrina/], no norte do estado mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de celebrar a data com uma boa refeição.

O almoço e o serviço do salão foram feitos por aproximadamente 40 voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e do grupo Fraterna Ajuda Cristã. Os itens, em sua maioria, foram adquiridos por meio de doações. Esta é a 45ª edição do evento.

Para alimentar tantas pessoas, foram necessários 110 quilos de carne de boi e 1.100 pedaços de frango. O cardápio, além de churrasco, também conta com macarronada, arroz, maionese, farofa e refrigerante. Sem deixar a sobremesa de fora, também são oferecidos sorvetes e panetones.

Em entrevista à RPC, Ester Lourenço contou que estava feliz por estar almoçando no local. Ela foi até o salão paroquial com a filha e dois netos. Ela explicou que, se não fosse a ação solidária, tentaria cozinhar macarrão para o dia. “Quem doou isso aqui [alimentos], que Deus multiplique”, disse emocionada.

Almoço foi preparado para atender mais de 400 pessoas. — Foto: Kathulin Tanan – RPC

Um veículo de voluntários andou pela cidade convidando para o evento e oferecendo carona.

Crianças que foram ao local também receberam brinquedos arrecadados pela campanha de Natal da RPC, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Almoço solidário de natal reúne 400 pessoas em Londrina

Leia também:

*Coxinhas ‘explosivas’ no Paraná: Veja dicas de como evitar incidentes
*Fatalidade: Idosos morrem em acidente entre carro e ônibus em trevo da BR-277, no Paraná
*VÍDEO: Carro passa reto por rotatória, derruba placa de trânsito e atinge e arrasta outros veículos

Mais solidariedade pelo estado

Em Curitiba, na Praça Generoso Marques, 800 marmitas foram distribuídas por 120 voluntários do projeto Mãos Invisíveis.

O cardápio teve arroz, salpicão, chester e farofa temperada.

O “Natal na rua”, como é chamado o evento, existe há sete anos. Veja mais detalhes do preparativo na reportagem abaixo.

Projeto promove almoço de Natal em Curitiba

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS NO DE

50 vídeos

Leia mais notícias em DE DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp