O papamóvel, símbolo de presença do Papa Francisco em eventos globais, está sendo transformado em uma unidade de saúde móvel para atender crianças na Faixa de Gaza. Esta iniciativa cumpre o último desejo do pontífice, que faleceu em 21 de abril. A adaptação do veículo visa fornecer assistência médica essencial às crianças afetadas pela situação humanitária na região.
Em nota, a Santa Sé destacou que o legado de paz deixado por Francisco “continua a brilhar” em um mundo assolado por conflitos. “A proximidade que ele demonstrou aos mais vulneráveis durante sua missão terrena continua irradiando mesmo após sua morte”, completou.
Tratamentos
Ainda segundo o Vaticano, o papamóvel está sendo adaptado com equipamentos para diagnóstico, exame e tratamento – incluindo testes rápidos para infecções, instrumentos de diagnóstico, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos considerados necessários para manter a saúde das crianças que estão em zonas de conflitos.
Além dos medicamentos, o veículo contará com médicos e paramédicos, visando alcançar “crianças aos cantos mais isolados de Gaza assim que o acesso humanitário à faixa for restabelecido”, concluiu o comunicado.