Última atualização 17/08/2022 | 17:39
Neste sábado, 20, a partir das 14h, a Justiça Eleitoral realizará uma reunião na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). O objetivo será estabelecer as questões relativas ao horário eleitoral em Goiás, como distribuição de tempo e ordem de veiculação. A reunião, realizada no Auditório Levino Emiliano dos Passos, será conduzida pela Secretaria Judiciária do TRE-GO.
A reunião da Justiça Eleitoral
A propaganda eleitoral gratuita nas televisões e rádios começa no dia 26 de agosto. Entre os candidatos a governador, serão destinados dez minutos. A expectativa é de que Ronaldo Caiado (UB) fique com metade desse tempo, pelo fato de contar com 11 partidos em sua coligação.
Na reunião, haverá a confirmação desta distribuição. Além disso, ocorrerá o sorteio da ordem de veiculação do primeiro programa em rede, elaboração do plano de mídia e inserções provenientes de eventuais sobras de tempo, de acordo com artigo 53 da Resolução TSE Nº 23.610/2019 (Alterada pela Resolução TSE Nº 23.624/2020) e artigos 50 e 52 da Lei 9.504/1997.
Fugindo um pouco da esfera estadual e partindo para o âmbito nacional, a tendência é de que, na disputa pela Presidência, Lula (PT) tenha o maior tempo nos veículos de comunicação. No seu encalço, deve ficar o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Confira a projeção de tempo dos candidatos à Presidência nas TVs, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE):
- Lula (PT, PC do B, PV, PSOL, Pros, Rede, PSB, Solidariedade, Avante e Agir): 3 min 28s
- Jair Bolsonaro (PL, PP e Republicanos): 2 min 36s
- Simone Tebet (MDB, PSDB/Cidadania e Podemos): 2 min 19s
- Soraya Thronicke (União Brasil): 2 min 8s
- Ciro Gomes (PDT): 53s
- Roberto Jefferson (PTB): 24s
- Felipe D’Avila (Novo): 21s