Para evitar confusão, DF reforça segurança para receber Bolsonaro

A chegada do ex-presidente Bolsonaro ao aeroporto de Brasília terá segurança reforçada. As forças policiais do Distrito Federal já se mobilizam para o retorno previsto para o início da manhã desta quinta-feira, 30. A agenda do político não foi divulgada, mas apoiadores goianos defendem uma visita dele à feira de tecnologia do agronegócio Tecnoshow em Rio Verde, que termina no dia 31 de março. A defesa do setor é uma das bandeiras de Jair.

O trânsito na capital federal deve sofrer alterações e um plano para acompanhar manifestações deve ser seguido à risca. A estratégia está sendo alinhada por autoridades locais nesta terça-feira, 28, de acordo com a coluna Grande Ocular, do Metrópoles. O pedido de auxílio na organização teria partido do presidente da sigla à qual Bolsonaro é filiado, o PL, de Valdemar da Costa Neto, “para evitar depredação”.

A cúpula da legenda quer reunir 10 mil pessoas na recepção do ex-presidente da República. Parlamentares da base estão convocando os seguidores nas redes sociais para participarem do momento, já considerado um “palco político”. O retorno ao Brasil após três meses de férias pós-mandato sinalizaria a força de Jair apesar dos desdobramentos e troca de acusações com o presidente eleito Lula relacionados à corrupção, problemas de gestão e ao vandalismo em Brasília em 8 de janeiro deste ano.

Bolsonaro já admitiu que pode se tornar inelegível para o Palácio do Planalto em 2026 devido a processos eleitorais impetrados no Supremo Tribunal Federal (STF), mas quer se envolver com o pleito elegendo prefeitos pelo País em outubro do próximo ano. Em fevereiro, ele declarou em entrevista ao Wall Street Journal que retornaria ao Brasil para liderar a oposição ao governo Lula. 

Agronegócio goiano

O ex-deputado federal e ex-candidato bolsonarista ao governo de Goiás, major Vitor Hugo, revelou que já fez o convite para que Jair participe do evento. Além de atender o pedido do apadrinhado de estreita confiança, a participação no evento seria uma forma de se fazer presente junto ao eleitorado goiano. Nas eleições presidenciais do ano passado, Bolsonaro venceu no estado com 54% da preferência popular.

Rotina

Bolsonaro anunciou que pretende “voltar à atividade normal” quando chegar ao Brasil. A estadia, no entanto, pode ser breve. A previsão é que ele retorne ao exterior, desta vez para a Europa para uma série de encontros com representantes da direita. A chegada ao País coincidiria com a ausência de Lula do País, que estaria em viagem à China, mas o petista foi diagnosticado com pneumonia e cancelou a saída do País por orientação médica. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Caiado e primeira-dama celebram avanços e reforçam compromisso com o Estado

Em uma mensagem especial divulgada nas redes sociais nesta terça-feira, 24, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado celebraram as conquistas de 2024 e reafirmaram o compromisso de continuar transformando Goiás em um estado modelo para o Brasil.

O casal destacou os avanços em diversas áreas e agradeceu a confiança da população, refletida na expressiva aprovação da gestão do governador, que alcançou 88%, o maior índice entre os governadores do país. “E não vamos nos acomodar. Em 2025, vamos ainda mais longe”, garantiu Caiado.

Enfatizando o espírito natalino de união, esperança e fé, Caiado iniciou a mensagem com um agradecimento: “Gracinha e eu estamos aqui hoje para agradecer a Deus por tantas bênçãos, por cuidar de nossa família e nos permitir cuidar da família de cada um dos 7 milhões de goianos”, enalteceu.

Crescimento e desenvolvimento do Estado

Gracinha celebrou o contínuo crescimento do Estado em todas as áreas. “O trabalho que iniciamos em 2019 não apenas se consolidou, mas superou todas as expectativas. Goiás hoje é o estado número 1 do Brasil. Juntos, alcançamos resultados que ficarão marcados na história”, afirmou. Ela, que também é coordenadora do Goiás Social, citou a liderança do estado na redução da pobreza e na geração de empregos, com a renda dos goianos superando a média nacional. “Goiás cuida de quem mais precisa e cria condições para que as pessoas possam melhorar de vida”, declarou Gracinha.

Caiado mencionou alguns dos principais feitos da atual gestão. “Goiás tem hoje a melhor educação do Brasil, ocupando o primeiro lugar no Ideb. O Programa Bolsa Estudo fez Goiás ser o estado que mais reduziu a evasão escolar. Avançamos na regionalização da saúde, com oito novos hospitais, seis policlínicas e mais leitos de UTI em todas as regiões. Continuamos sendo o estado mais seguro do Brasil e somos o estado número um em transparência, isso é respeito ao dinheiro público”, elencou.

Complexo Oncológico de Referência

Goiás estado modelo

Sobre o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), Caiado evidenciou que começará a funcionar no primeiro semestre do ano que vem. “O primeiro hospital público para tratamento de câncer infantil está se tornando realidade. Em março de 2025, o corpo clínico começa a se instalar e fazer os primeiros atendimentos”, projetou.

Natal do Bem e Festividades

Gracinha destacou o sucesso do Natal do Bem. “Goiás tem hoje o maior Natal gratuito do Brasil, uma festa mágica que traduz o verdadeiro sentido natalino. Também entregamos meio milhão de brinquedos, trazendo mais alegria às crianças de todos os 246 municípios do estado”, lembrou a coordenadora do Goiás Social.

“Agradecemos a cada um que esteve conosco e reafirmamos o compromisso de continuar trabalhando juntos por nosso querido estado de Goiás”, completou Caiado. O casal declarou que as festividades de fim de ano trazem união entre as famílias, amor e fé. “Que o Espírito de Natal nos inspire a sonhar mais, fazer mais e realizar mais”, conclamou Gracinha. “Um feliz Natal e um ano novo abençoado”, disseram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp