Press "Enter" to skip to content

Para evitar confusão, DF reforça segurança para receber Bolsonaro

Última atualização 28/03/2023 | 15:00

A chegada do ex-presidente Bolsonaro ao aeroporto de Brasília terá segurança reforçada. As forças policiais do Distrito Federal já se mobilizam para o retorno previsto para o início da manhã desta quinta-feira, 30. A agenda do político não foi divulgada, mas apoiadores goianos defendem uma visita dele à feira de tecnologia do agronegócio Tecnoshow em Rio Verde, que termina no dia 31 de março. A defesa do setor é uma das bandeiras de Jair.

O trânsito na capital federal deve sofrer alterações e um plano para acompanhar manifestações deve ser seguido à risca. A estratégia está sendo alinhada por autoridades locais nesta terça-feira, 28, de acordo com a coluna Grande Ocular, do Metrópoles. O pedido de auxílio na organização teria partido do presidente da sigla à qual Bolsonaro é filiado, o PL, de Valdemar da Costa Neto, “para evitar depredação”.

A cúpula da legenda quer reunir 10 mil pessoas na recepção do ex-presidente da República. Parlamentares da base estão convocando os seguidores nas redes sociais para participarem do momento, já considerado um “palco político”. O retorno ao Brasil após três meses de férias pós-mandato sinalizaria a força de Jair apesar dos desdobramentos e troca de acusações com o presidente eleito Lula relacionados à corrupção, problemas de gestão e ao vandalismo em Brasília em 8 de janeiro deste ano.

Bolsonaro já admitiu que pode se tornar inelegível para o Palácio do Planalto em 2026 devido a processos eleitorais impetrados no Supremo Tribunal Federal (STF), mas quer se envolver com o pleito elegendo prefeitos pelo País em outubro do próximo ano. Em fevereiro, ele declarou em entrevista ao Wall Street Journal que retornaria ao Brasil para liderar a oposição ao governo Lula. 

Agronegócio goiano

O ex-deputado federal e ex-candidato bolsonarista ao governo de Goiás, major Vitor Hugo, revelou que já fez o convite para que Jair participe do evento. Além de atender o pedido do apadrinhado de estreita confiança, a participação no evento seria uma forma de se fazer presente junto ao eleitorado goiano. Nas eleições presidenciais do ano passado, Bolsonaro venceu no estado com 54% da preferência popular.

Rotina

Bolsonaro anunciou que pretende “voltar à atividade normal” quando chegar ao Brasil. A estadia, no entanto, pode ser breve. A previsão é que ele retorne ao exterior, desta vez para a Europa para uma série de encontros com representantes da direita. A chegada ao País coincidiria com a ausência de Lula do País, que estaria em viagem à China, mas o petista foi diagnosticado com pneumonia e cancelou a saída do País por orientação médica.