De olho na Copa de 2026, Paraguai tem “reforço” de Cristiano Ronaldo na preparação da equipe
Quase garantida no Mundial, seleção paraguaia firma parceria com empresa de avaliação física que tem o astro português como sócio
Paraguai 2 x 0 Uruguai | Melhores momentos | 15ª rodada | Eliminatórias da Copa 2026 [https://s03.video.glbimg.com/x240/13658966.jpg]
Falta muito pouco para o Paraguai garantir sua vaga na Copa do Mundo, mas a seleção já está pensando na preparação para a competição do ano que vem. E para ter a melhor preparação possível, os paraguaios contam com um reforço para lá de famoso: Cristiano Ronaldo. Sim, o astro português se tornou um aliado da seleção paraguaia.
Esta semana, o ex-goleiro Justo Villar, hoje diretor geral da Federação Paraguaia de Futebol, esteve em Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, para firmar uma parceria com a AVA CR7, empresa que desenvolve soluções tecnológicas nas áreas de avaliação física, recuperação e alta performance.
Criada em 2004, a empresa brasileira Avanutri despertou a atenção de Cristiano Ronaldo, que se associou ao projeto em 2023, criando a AVA CR7. O goleiro paraguaio Gatito Fernández conheceu o trabalho da empresa no Botafogo e fez a ponte com a seleção do seu país.
CEO da empresa, o brasileiro Rodrigo Santana recebeu Justo Villar na fábrica, em Três Rios, e celebrou a parceria com o Paraguai. Quem levou a Ava até eles foi o Gatito Fernández, que já usava nossa tecnologia no Botafogo. Só que, com tanto avanço e modernização, e tudo agora desenvolvido junto ao Cristiano Ronaldo, eles vieram fechar uma parceria maior. É um projeto grande – afirmou Rodrigo, através da sua assessoria.
Faltando duas rodadas para o fim das Eliminatórias da América do Sul, o Paraguai está em quinto lugar, com 24 pontos, e precisa apenas de um empate para voltar a disputar uma Copa do Mundo após 16 anos – na última participação, na África do Sul-2010, Villar era o goleiro e capitão do time que chegou pela primeira vez às quartas de final.
A primeira chance será no dia 4 de setembro, contra o Equador, no Defensores del Chaco. Mesmo que perca, o Paraguai estará classificado se a Venezuela (18 pontos, em sétimo) não vencer a Argentina em Buenos Aires ou se a Colômbia (22 pontos, em sexto) não vencer a Bolívia em casa.
Para Justo Villar, a parceria é a chance da seleção paraguaia melhorar a estrutura de preparação dos jogadores no futuro. A visita faz parte das discussões que a Federação e a Ava CR7 mantêm com vistas a um acordo de cooperação, que nos permitirá incorporar inovação tecnológica na formação de nossos jogadores e na modernização da instituição. O encontro reforça nossa visão de investir em alianças estratégicas que contribuam para o crescimento integral do futebol paraguaio, impulsionando tanto o desempenho esportivo quanto a projeção internacional da nossa seleção – afirmou Villar.