Press "Enter" to skip to content

Paralimpíadas Escolares: times goianienses do Futebol de 5 e Parabadminton conquistam medalhas

Última atualização 30/11/2021 | 08:37

Entre os dias 22 e 27 de novembro, aconteceram as Paralimpíadas Escolares 2021. O espaço do evento foi o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Entre os atletas vindos de todo o país, duas equipes goianienses participaram: a de Parabadminton e Futebol de 5. Eles representaram o estado de Goiás.

A competição é organizada Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do Desporto Escolar. As equipes goianienses são vinculadas à Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP). Nas Paralimpíadas Escolares participam jovens atletas de 13 a 17 anos. No vôlei especificamente, os atletas podem ter até 18 anos.

Ouro no Futebol de 5

Primeiramente, na competição, os atletas do Futebol de 5 conquistaram medalha de ouro. A princípio, tiveram duas vitórias:  2×0 sobre o Ceará e 5×0 contra a Paraíba. Assim, para levar o primeiro lugar,  o time precisava de um empate no jogo contra a equipe de São Paulo. Isto porque os goianienses chegaram à decisão com melhor saldo de gols que os paulistas. Por fim, com um empate em 0x0, o time de Goiânia subiu ao lugar mais alto do pódio. Um dos técnicos do Futebol de 5, João Turíbio, também é diretor de Paradesporto da SMESP.

Várias medalhas no Parabadminton

Além disso, a equipe do Parabadminton trouxe seis medalhas para Goiânia, em modalidades individuais e em duplas. Então, no total, conseguiram as seguintes colocações: ouro na SU5 Masculino, ouro na SU5 Feminino, ouro na WH2 Masculino, prata na SH6 Feminino, bronze na SH6 Masculino, e ouro na SH6 Misto. Entre os integrantes da equipe de comissão técnica está Luzia Inêz, gerente de Paradesporto da SMESP.

Na competição, tanto João Turíbio quanto Luzia Inêz participaram de uma formação oferecida a professores e técnicos. No Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ministrou o curso de Formação para Implantação de Centro de Referência Paralímpico.

Espaço para treinar

Segundo a prefeitura de Goiânia, está em processo de implementação um centro municipal exclusivo ao paradesporto. O projeto é parceria entre SMESP e o Comitê Paralímpico Brasileiro. A proposta do local é oferecer infraestrutura para o treinamento dos atletas,pensando em competições como os jogos escolares, universitários e Paralimpíadas.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal, a previsão para inaugurar o espaço é janeiro de 2022. Os atendimentos devem iniciar em fevereiro. Estas datas são previsões, já que a parceria com o CPB está em andamento e alguns processos ainda precisam ser ajustados e formalizados.