Paraná Pesquisa: Caiado tem 40,8% das intenções de votos ao governo de Goiás

Ronaldo Caiado (UB) lidera a corrida ao governo de Goiás com 40,8% das intenções de voto, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisa, divulgado nesta segunda-feira, 20.

O atual mandatário, que busca a reeleição, tem ampla frente sobre os principais concorrentes, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriotas), que aparece com 21,9%, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 14,6% e o deputado Major Victor Hugo, com 7,7%.

Em um cenário sem a participação do tucano, que ainda não bateu o martelo sobre a intenção de participar do pleito para governador, os números de Caiado são ainda melhores, subindo para 45,8%. Já Mendanha chegaria a 25,8%.

Na análise sobre um possível segundo turno, Ronaldo Caiado segue com ampla liderança. Na simulação de uma disputa contra Gustavo Mendanha, os percentuais são de 51,8%, contra apenas 32,5% das intenções de votos. Em um confronto com Perillo, o atual governador venceria com significativos 56,3% dos votos.

Do total de eleitores ouvidos, 4,7% disseram não saber ou não responderam em quem votariam, e 7,6% pretendem votar nulo ou em branco. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho, quando foram ouvidos 1540 eleitores de 60 municípios goianos.

Aprovação

Ainda de acordo com a na pesquisa, 64,5% aprova a atual administração de Goiás. Na avaliação 44,4% considera a gestão boa ou ótima, 35,3% regular e 19% ruim ou péssima. Apenas 5,5% não souberam opinar.

Reconhecimento e apoio

Em encontros da União Brasil, o Governador Ronaldo Caiado tem contado com uma multidão de pessoas que apoiam seu trabalho, inclusive políticos e membros de outros partidos. O último ocorreu no dia 11 deste mês em Trindade, região Metropolitana de Goiânia. Na ocasião, Caiado ficou emocionado com os milhares de apoiadores que aguardavam a chegada dele ao local do evento.

Durante o encontro, o prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota), reforçou a aliança municipal com Caiado. Além disso, o ex-prefeito do município, Jânio Darrot (Patriota), também manifestou apoio ao governador, “estamos juntos e vamos para a vitória”, finalizou em meio a uma multidão de pessoas.

O mesmo foi manifestado pelo deputado estadual Wilde Cambão (PSD), que aproveitou a oportunidade para agradecer Caiado por “devolver o sentimento de pertencimento, de ser goiano à região do entorno de Brasília”.

Em defesa da reeleição de Caiado, a ex-senadora Lúcia Vânia (União Brasil) enalteceu o governador por conseguir colocar o Estado de Goiás de volta aos trilhos. “Homem de coragem para enfrentar o pior problema do Estado”, disse em referência à renegociação das dívidas que foram deixadas pela gestão anterior. “Caiado fez com que o Estado de Goiás fosse respeitado”, finalizou.

Além do União Brasil, participam do evento lideranças do MDB, PSD, Progressistas, PSC, PDT, Avante, Podemos, PTB, PRTB, Solidariedade, Cidadania, PV e Consciência 91. A primeira edição do Encontro Regional do União Brasil e Partidos Aliados foi realizada em Jaraguá, em 26 de março, e o segundo encontro foi realizado, em 30 de abril, no município de Quirinópolis, no Sudoeste goiano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Parlamentares de Taiwan protagonizam briga e fazem barricada durante sessão

Na sexta-feira, 20, uma discussão acirrada entre parlamentares de Taiwan tomou conta do parlamento. O principal partido de oposição, o Kuomintang (KMT), e seus aliados pressionaram por novos projetos de lei, incluindo propostas para aumentar o controle sobre a divulgação de informações orçamentárias de autoridades eleitas e mudanças no tribunal constitucional.

A situação ficou tensa quando legisladores do KMT tentaram bloquear a entrada do parlamento com cadeiras, enquanto os membros do Partido Progressista Democrático (DPP) tentavam acessar a Câmara. A troca de acusações e a confusão aumentaram, e objetos foram jogados no plenário.

O DPP argumentou que as mudanças no tribunal constitucional poderiam comprometer a integridade da Constituição de Taiwan, dificultando a capacidade dos juízes de contestar a legislação.

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes, contrários às propostas da oposição, se reuniram, preocupados com os impactos na democracia do país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp