A tarefa de chegar ao Senado não se anuncia fácil para Sergio Moro (União Brasil). Pesquisa Ipec realizada entre os dias 16 e 22 de agosto, e divulgada nesta terça-feira, 23, mostra o ex-ministro em segundo lugar com 24% das intenções de voto dos eleitores do Paraná.
À frente dele aparece o senador Alvaro Dias (Podemos), que soma 35%. O resultado diz respeito à sondagem estimulada, quando os entrevistados recebem lista prévia com os nomes dos candidatos.
Na sequência, mas já bem atrás na disputa, aparecem Paulo Martins (PL), com 4%, e Aline Sleutjes (Pros), Orlando Pessuti (MDB) e Rosane Ferreira (PV), todos com 2%. Desiree Salgado (PDT), Carlos Saboia (PMN) e Roberto França (PCO) registraram 1% cada. Laerson Matias (PSOL) não pontuou.
Considerando que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, todos os candidatos, exceto Alvaro Dias e Sergio Moro, estão empatados tecnicamente.
Ainda no cenário de eleições para o Senado pelo Paraná, 11% dos ouvidos na pesquisa do Ipec manifestaram o interesse em não votar em ninguém, em branco ou nulo. Já aqueles que não sabem ou não responderam somam 17%.
O levantamento, primeiro do instituto no estado, falou com 1,2 pessoas presencialmente. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e o custo de realização foi de R$ 100.800,00. O número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é PR-07859/2022.