Paris Saint-Germain quer enfrentar Botafogo no Mundial de Clubes: Sorteio será nesta quarta-feira, às 15h

Luis Enrique quer enfrentar o melhor brasileiro no Mundial de Clubes: “PSG x Botafogo é certo”

Treinador do Paris Saint-Germain brinca com sorteio da competição, que será realizado às 15h desta quarta-feira

Tá na Área analisa potes do Mundial de Clubes [https://s04.video.glbimg.com/x240/13154591.jpg]

Luis Enrique, treinador do Paris Saint-Germain, já sabe quem quer enfrentar no Mundial de Clubes de 2025. Os grupos da competição serão sorteados nesta quarta-feira, e o comandante espanhol garantiu que o PSG enfrentará o Botafogo, chamado por ele como o melhor clube brasileiro no momento. O sportv e o ge transmitem ao vivo o sorteio, que acontecerá às 15h.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp [https://www.whatsapp.com/channel/0029VafftWKGk1FyZTqi2e0v]

1 de 2 Luis Enrique após derrota do PSG para o Atlético de Madri, pela quarta rodada da Champions League — Foto: Christian Hartmann/ Reuters

Botafogo x Paris Saint-Germain já é quase uma realidade no calendário de Luis Enrique. Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, o comandante da equipe francesa mostrou-se animado em enfrentar o “melhor clube do Brasil neste momento”.

> – Qual é o melhor clube do Brasil neste momento? O Botafogo? PSG x Botafogo é certo. Bem, posso quase garantir – disse Luis Enrique.

2 de 2 Gatito Fernández, Tchê Tchê e Marlon Freitas erguem taça do título do Botafogo na Libertadores — Foto: Antonio Lacerda/EFE

— Vai ser uma competição muito atrativa para todos os envolvidos. A oportunidade de ver um Mundial de Clubes vai ser muito emocionante — falou o treinador espanhol.

O confronto entre Botafogo e PSG é uma das quatro possibilidades que o clube brasileiro tem pela frente. No pote 3, o time carioca não pode enfrentar os sul-americanos do pote 1 (Flamengo, Fluminense, Palmeiras e River Plate), vai para um grupo de um dos europeus (Bayern, Manchester City, PSG ou Real Madrid).

A Fifa fará o sorteio dos grupos do Mundial de Clubes de 2025 nesta quinta-feira, em Miami. A partir das 15h (de Brasília), serão definidas as chaves da primeira edição do novo torneio, que será disputada nos Estados Unidos, entre 15 junho e 13 de julho do ano que vem.

Botafogo já está pronto para jogar o Mundial de Clubes [https://s04.video.glbimg.com/x240/13156775.jpg]

VEJA COMO FICARAM OS POTES DO SORTEIO:

– Pote 1: Bayern de Munique (ALE), Flamengo (BRA), Fluminense (BRA), Manchester City (ING), Palmeiras (BRA), Paris Saint-Germain (FRA), Real Madrid (ESP) e River Plate (ARG)
– Pote 2: Atlético de Madrid (ESP), Benfica (POR), Borussia Dortmund (ALE), Chelsea (ING), Inter de Milão (ITA), Juventus (ITA), Porto (POR) e RB Salzburg (AUT)
– Pote 3: Al-Ahly (EGI), Al-Hilal (SAU), Boca Juniors (ARG), Botafogo (BRA), León (MEX), Monterrey (MEX), Ulsan (COR) e Wydad Casablanca (MAR)
– Pote 4: Al Ain (EAU), Auckland City (NZL), Espérance de Tunis (TUN), Inter Miami (EUA), Mamelodi Sundowns (AFS), Pachuca (MEX), Seattle Sounders (EUA) e Urawa Red Diamonds (JAP)

O sorteio definirá os oito grupos, cada um composto por quatro equipes, vindas de cada um dos potes. O torneio será disputado nos mesmos moldes antigos da Copa do Mundo de seleções, com cada equipe fazendo três partidas na primeira fase, e os dois primeiros de cada chave avançando para as oitavas de final, para então se iniciar a fase de mata-mata em jogo único.

O SORTEIO DESTA QUINTA-FEIRA TERÁ AS SEGUINTES RESTRIÇÕES:

– Times do mesmo país não podem ficar no mesmo grupo;
– Nenhum grupo poderá ter mais de um time da mesma confederação, exceto a Europa, que tem 12 representantes no torneio. Ou seja: quatro dos oito grupos terão dois clubes europeus;
– Os dois clubes dos Estados Unidos ficarão na quarta posição dos grupos A e B, “para fins de agenda”, segundo a Fifa;
– Os oito times do pote 1 serão alocados na primeira vaga de seus respectivos grupos.
– Os quatro europeus cabeças de chave serão sorteados estrategicamente em grupos que o cruzamento evite que eles se enfrentem antes da semifinal caso todos liderem suas chaves.
– Os dois melhores do ranking da Uefa (City e Real) e os dois melhores da Conmebol (Flamengo e Palmeiras) também serão distribuídos de forma que só possam se enfrentar na semifinal, caso liderem seus grupos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Expresso da Vitória: Ely, Danilo e Jorge – 70 anos do trio que marcou história no Vasco”

Ely, Danilo e Jorge: 70 anos do fim do trio que marcou o “Expresso da Vitória” no Vasco; veja história

O trio formado por Ely, Danilo e Jorge é considerado uma das maiores linhas de meio-campo da história do futebol e atuou por mais de 200 partidas juntos pelo Vasco até 1954. O documentário que conta a história do “Expresso da Vitória” de 1948 resgata a memória desses jogadores icônicos que fizeram história no clube carioca.

Quando o torcedor vascaíno relembra as escalações vitoriosas do eterno “Expresso da Vitória”, os nomes de Ely, Danilo e Jorge são citados em todos os momentos de glória da década. Como unha e carne, essa trinca histórica do meio-campo do Vasco perfilou junta pelos campos de futebol com a cruz de malta de 1946 a 1954, participando de um dos períodos mais vitoriosos da história do clube.

A formação do trio teve início com a chegada de Jorge ao Vasco em 1943, seguido por Ely do Amparo em 1944 e Danilo Alvim em 1946. O entrosamento e a harmonia entre esses jogadores foram fundamentais para o sucesso do time durante os anos em que atuaram juntos, conquistando títulos e o coração dos torcedores.

Em 1947, o trio se destacou ainda mais ao sagrar-se campeão carioca invicto, sob o comando do técnico Flávio Costa. O apelido carinhoso de “Arroz, Feijão e Carne-Seca” dado pela torcida refletia a importância e a complementaridade dos três jogadores no meio-campo vascaíno.

Um dos maiores orgulhos da história vascaína foi a conquista do Campeonato Sul-Americano de 1948, tornando Ely, Danilo e Jorge os primeiros campeões continentais do mundo pelo clube. O título foi um marco na trajetória desses ídolos do futebol brasileiro.

Os números do trio impressionam: em 205 jogos juntos, Ely, Danilo e Jorge obtiveram um aproveitamento de 72,5%, conquistando pelo menos dez títulos no Vasco. O legado deixado por esses jogadores é eterno e continua sendo lembrado por gerações de torcedores do clube.

Assista tudo sobre o Vasco no site Globo Esporte, na Globo e no SporTV, e fique por dentro das últimas notícias e vídeos do time. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre a história do “Expresso da Vitória” e seus protagonistas. O legado desse trio lendário permanece vivo na memória de todos que amam o futebol e o Vasco da Gama.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp