Parlamentares fecham acordo para mudanças em projeto do TJ-GO

Logo que foi iniciada a reunião da Comissão Mista para análise do Projeto de Lei do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), que reestrutura o judiciário, deputados pediram a palavra para oficializar acordo fechado entre base, oposição e Poder Judiciário.

O deputado José Nelto (Pode), representante da bancada de oposição, anunciou o cancelamento do artigo 28, um ponto do projeto que trata da extinção de 402 cargos efetivos e da criação de cerca de 200 vagas comissionadas. Assunto esse que causou polêmica entre os parlamentares.

O líder do Governo na Casa, deputado Francisco Oliveira (PSDB), reforçou a fala, destacou importante articulação do deputado Karlos Cabral (PDT), e explicou que a retirada da parte do texto em questão é feita para preservar direitos de concursados.

Parlamentares devem discutir, ainda nesta reunião, ampliação de comarcas no interior do Estado. As demandas devem ser adicionadas ao texto original, por meio de votos em separado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp