Parque Altamiro Moura Pacheco comemora 30 anos com corrida

Para comemorar os 30 anos do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove uma corrida em trilha dentro da área protegida, que é a maior da região metropolitana de Goiânia. O evento acontece no dia 26 de março. A concentração começa às 7 horas e a largada está marcada para as 8h. As inscrições podem ser feitas no dia 12 de março, a partir das 19h, no site. Todos deverão levar 1kg de alimento não perecível, que será posteriormente doado.

A prova será dividida em diferentes categorias e distâncias (5km e 10km), para que os participantes escolham a que melhor se adapta ao seu nível de preparação física. “A corrida em trilha também terá um caráter ambiental, com ações de conscientização sobre a preservação da natureza e a importância da prática de atividades sustentáveis”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis.

Haverá premiação para os primeiros colocados em cada categoria, além de sorteio de brindes e outras atividades ao longo do evento.

Sobre o parque

O Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco (Peamp) é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Estado de Goiás, criada em 30 de dezembro de 1992 e, junto com o Parque Estadual do João Leite, ocupa uma área de 4.964 hectares.

O Peamp é cortado pela rodovia BR-060/153, que é a principal via de acesso. A entrada do parque está distante cerca de 12 km de Goiânia e 10 km de Terezópolis de Goiás, as duas cidades mais próximas. Todo o percurso é feito em pista dupla pavimentada, em bom estado de conservação. O Peamp está inserido nos municípios de Goianápolis, Nerópolis e Goiânia.

O principal objetivo do parque é a proteção do maior remanescente de floresta estacional da região central do Estado de Goiás. O Peamp também possui sítios arqueológicos que abrigam vestígios da presença de povos indígenas agricultores-ceramistas da tradição Aratu, que viveram na região pelo menos até meados do século XIV. O Peamp ainda protege o reservatório João Leite, principal fonte de água para a Região Metropolitana de Goiânia.

O nome do parque é uma homenagem a Altamiro de Moura Pacheco, médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Suspeitos de morte de turista em Jericoacoara são identificados

Suspeitos Identificados na Morte de Turista em Jericoacoara

Na sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Ceará anunciou que identificou os suspeitos envolvidos no assassinato do turista Henrique Marques, de 16 anos, encontrado morto após desaparecer em Jericoacoara. O caso chocou a comunidade local e atraiu a atenção nacional devido à brutalidade do crime.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSDPS), as investigações continuam para localizar e capturar os responsáveis. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também participa da apuração e imagens de câmeras de segurança estão utilizadas na investigação.

Motivação do crime

A motivação do crime ainda não foi descoberta pela Policia Civil. No entanto, o pai da vítima, Danilo Martins de Jesus, acredita que o assassinato foi cometido após o filho tirar uma foto fazendo um gesto, que seria de uma facção rival dos suspeitos envolvidos no caso e ligada ao PCC.

A hipótese não foi confirmada pela Polícia Civil.

Caso

Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, desapareceu na última terça-feira, 17. Segundo o pai da vítima, o filho teria retornado sozinho para o hotel onde estavam hospedados, com o intuito de carregar o celular e descansar para a viagem de volta a São Paulo, marcada para o dia seguinte.

O pai informou que voltou ao hotel horas depois e não encontrou o filho, passando a fazer buscas pelo adolescente na região. Henrique foi encontrado no dia seguinte, próximo à Lagoa Negra, já morto.

Danilo foi até a polícia denunciar o caso, mostrando um vídeo para a polícia onde o filho aparece sendo rendido e arrastado por pelo menos sete pessoas. As cenas foram filmadas por câmeras de segurança de um estabelecimento próximo ao local.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp