Parque Altamiro Moura Pacheco comemora 30 anos com corrida

Para comemorar os 30 anos do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove uma corrida em trilha dentro da área protegida, que é a maior da região metropolitana de Goiânia. O evento acontece no dia 26 de março. A concentração começa às 7 horas e a largada está marcada para as 8h. As inscrições podem ser feitas no dia 12 de março, a partir das 19h, no site. Todos deverão levar 1kg de alimento não perecível, que será posteriormente doado.

A prova será dividida em diferentes categorias e distâncias (5km e 10km), para que os participantes escolham a que melhor se adapta ao seu nível de preparação física. “A corrida em trilha também terá um caráter ambiental, com ações de conscientização sobre a preservação da natureza e a importância da prática de atividades sustentáveis”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis.

Haverá premiação para os primeiros colocados em cada categoria, além de sorteio de brindes e outras atividades ao longo do evento.

Sobre o parque

O Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco (Peamp) é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Estado de Goiás, criada em 30 de dezembro de 1992 e, junto com o Parque Estadual do João Leite, ocupa uma área de 4.964 hectares.

O Peamp é cortado pela rodovia BR-060/153, que é a principal via de acesso. A entrada do parque está distante cerca de 12 km de Goiânia e 10 km de Terezópolis de Goiás, as duas cidades mais próximas. Todo o percurso é feito em pista dupla pavimentada, em bom estado de conservação. O Peamp está inserido nos municípios de Goianápolis, Nerópolis e Goiânia.

O principal objetivo do parque é a proteção do maior remanescente de floresta estacional da região central do Estado de Goiás. O Peamp também possui sítios arqueológicos que abrigam vestígios da presença de povos indígenas agricultores-ceramistas da tradição Aratu, que viveram na região pelo menos até meados do século XIV. O Peamp ainda protege o reservatório João Leite, principal fonte de água para a Região Metropolitana de Goiânia.

O nome do parque é uma homenagem a Altamiro de Moura Pacheco, médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp