Parque Ecológico de Mongaguá recebe licença oficial de Jardim Zoológico; entenda
Segundo a prefeitura, a conquista abre diversas possibilidades para o espaço,
como receber novas espécies e se tornar um polo para pesquisadores.
1 de 1 Parque Ecológico de Mongaguá recebe licença de Jardim Zoológico — Foto:
Júlio Koema / Prefeitura de Mongaguá
Parque Ecológico de Mongaguá recebe licença de Jardim Zoológico — Foto: Júlio
Koema / Prefeitura de Mongaguá
O Parque Ecológico de Mongaguá, no litoral de São Paulo, obteve a licença oficial de Jardim Zoológico. Segundo a prefeitura, foram 18 anos de adequações técnicas e ambientais até a obtenção do título para o espaço, que passa a ter a possibilidade de realizar programas de conservação ambiental e recebimento de novas espécies.
“Com o novo status, o espaço deixa de ser apenas um mantenedouro e passa a integrar o seleto grupo de instituições brasileiras autorizadas a realizar programas de conservação e intercâmbio de animais”, informou a prefeitura, por meio de nota.
De acordo com a administração municipal, o parque já recebeu novas espécies na última semana: chegaram três pavões, seis marrecos e um casal de faisões dourados. A previsão é que macacos-prego e tucanos-toco também entrem para o espaço nos próximos 15 dias.
Ainda por meio de nota, o biólogo responsável pelo local, Daniel Bortone, afirmou que o processo de obtenção da licença foi desafiador, com diversas questões burocráticas, e que também sofreu com a mudança do órgão responsável pela nomeação, do Ibama para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
“Na região, por exemplo, só temos o Zoológico do Bargieri, em Itanhaém, e o Orquidário de Santos. Então, estamos em um grupo pequeno de locais que podem contribuir para abrigar esses animais que não têm mais condições de retorno à natureza”, explicou ele. “Agora podemos contribuir de forma mais efetiva com a conservação, além de melhorar os recintos e ampliar a experiência do público.”
O Parque Ecológico de Mongaguá está localizado na Avenida Governador Mário Covas
Júnior, nº 10.410, em Agenor de Campos. O espaço está disponível para visitantes de terça a domingo, das 9h às 17h, com encerramento da venda de entradas às 16h.
Os interessados em conhecê-lo, ou revisitá-lo nesta nova fase, podem acessar o espaço mediante o pagamento de R$ 10,00, com gratuidade para crianças de até 7 anos e PCDs, além de meia-entrada para idosos e estudantes, todos adquiridos na bilheteria do local.
VÍDEOS: DE EM 1 MINUTO SANTOS
50 vídeos




