O Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, decidiu suspender temporariamente as visitas a cachoeiras, trilhas e mirantes devido às chuvas intensas. A medida foi tomada devido ao risco de ocorrência de cabeças d’água, tempestades súbitas e descargas elétricas, influenciando o fechamento de 11 dos 13 atrativos da unidade de conservação. A decisão foi tomada visando a segurança dos visitantes e funcionários.
Com 11 dos 13 atrativos fechados, o Parque Nacional da Serra do Cipó está com algumas atividades turísticas suspensas, inicialmente até sexta-feira. A administração da unidade informou que os níveis da água e a situação meteorológica serão reavaliados no fim da semana para determinar a retomada total da visitação. A região da Serra do Cipó está inserida em avisos laranja e amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia, indicando riscos de ventania, alagamentos e descargas elétricas.
Com um caráter preventivo, a suspensão das visitas visa evitar qualquer incidente relacionado às condições climáticas adversas que favorecem ocorrências como cabeças d’água e descargas elétricas. O Parque Nacional da Serra do Cipó ressalta a importância de verificar as condições meteorológicas antes de visitar o local, seguindo as orientações dos Agentes Ambientais e acompanhando o status de funcionamento dos atrativos.
A região de Minas Gerais está sob intensas chuvas devido à atuação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esse sistema climático mantém o estado com muita nebulosidade, resultando em chuvas quase contínuas. A Serra do Cipó, em municípios como Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas e Morro do Pilar, tem se destacado como um polo turístico bastante procurado, especialmente durante as férias.
Veja a lista dos atrativos fechados temporariamente: Cachoeira do Gavião, Cachoeira da Farofa, Cânion das Bandeirinhas, Cachoeira do Capão, Cachoeira do Tombador, Cachoeira das Andorinhas, Vale do Travessão, Cachoeira das Congonhas, Cachoeira Braúnas, Mirante das Braúnas e Cachoeira da Fornalha. Além disso, o circuito das Lagoas e o Bambuzal são duas opções de atrativos que permanecem abertos à visitação.
Em meio a esse cenário de chuvas intensas, é importante que os visitantes estejam sempre atentos às recomendações, verifiquem as condições antes de sair de casa e sigam as orientações dos responsáveis pelo parque. A segurança e o bem-estar de todos são prioridades durante esse período de instabilidade climática no Parque Nacional da Serra do Cipó.




