A 3ª Expedição Rio Meia Ponte, organizada pela Câmara Municipal de Goiânia, terá início nesta quinta-feira, 20 de março, e se encerrará no Dia Mundial da Água. Durante três dias, serão coletadas amostras de água, solo e vegetação para estudos científicos em um dos principais mananciais de abastecimento da cidade.
A iniciativa, liderada pela vereadora Kátia (PT), conta com o apoio de diversas entidades, como a Saneago, Amma, Corpo de Bombeiros, Ibama, entre outros. Professores e pesquisadores de instituições renomadas como UFG, PUC-GO e IFG se juntarão à expedição para realizar um estudo minucioso das condições do rio, buscando identificar impactos ambientais e propor medidas de recuperação.
Apesar de seu caráter científico, a expedição também tem impacto prático no meio ambiente. Já foram retiradas 253 toneladas de lixo do Rio Meia Ponte, distribuídas 1.800 mudas nativas do Cerrado e realizadas atividades de educação ambiental para mais de 3.000 pessoas, incluindo estudantes de 57 escolas da região.
Durante os três dias de expedição, serão realizadas coletas de amostras e registros da fauna local, além de atividades de educação ambiental nas Estações Ambientais montadas na Vila Roriz e Vila Monticelli. A vereadora Kátia Maria ressalta a importância da iniciativa para fortalecer políticas de preservação ambiental e garantir a qualidade de vida da população.
Os resultados obtidos nesta terceira edição da expedição serão fundamentais para a atualização da “Carta das Águas do Rio Meia Ponte”, documento técnico que orienta as ações do poder público na recuperação do manancial. A expedição é vista como um compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos da região.
A 3ª Expedição Rio Meia Ponte acontecerá de 20 a 22 de março de 2025, com abertura programada para quinta-feira, dia 20, às 8h30, na Estação Ambiental da Vila Roriz. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do rio e contribuir para a melhoria da qualidade ambiental da região.