Press "Enter" to skip to content

Sem citar o nome, Ciro segue PDT e também anuncia apoio a Lula no 2° turno

Última atualização 04/10/2022 | 14:47

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), anunciou nesta terça-feira, 4, apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições para a presidência da República. A declaração foi feita por meio das redes sociais de Ciro Gomes menos de uma hora após anúncio do PDT (Partido Democrático Trabalhista) ao petista.

A decisão de Ciro já era aguardada, principalmente após o (PDT) fazer o anúncio de que caminharia com o ex-presidente, contra Bolsonaro, após o candidato sair da corrida presidencial no primeiro turno, ocupando o quarto lugar. O anúncio foi realizado pela manhã, após uma reunião da cúpula do partido.

Lula foi o candidato mais bem votado neste domingo, 2, porém terá que repetir o feito no próximo dia 30, a fim de tirar o cargo do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Líderes das pesquisas eleitorais desde o início da eleição, os políticos voltam a se enfrentar no segundo turno.

“Uma hora e meia de reunião com toda a Executiva Nacional do partido, mais os presidentes estaduais, os presidentes de movimentos, os deputados federais de mandato, senadores. E tomamos uma decisão unânime, sem nenhum voto contrário, a decisão de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula”, afirmou o presidente do PDT, Carlos Lupi, durante coletiva.

Ciro ‘endossa’ 

De acordo com Lupi, Ciro Gomes já havia endossado a decisão do PDT de apoiar Lula no segundo turno. Vale lembrar que em 2018, Ciro foi criticado por deixar o país após ser derrotado no primeiro turno das eleições presidenciais, ao invés de apoiar a candidatura do petista Fernando Haddad, que acabou perdendo para Jair Bolsonaro.

“Eu falo pelo partido. Ele (Ciro) fará, participou da reunião, e disse que endossa integralmente a decisão do partido. O Ciro não viajará, ficará aqui no Brasil e já declarou o apoio ao partido”, completou.

Além do PDT, Cidadania e PSDB, que estiveram ao lado de Simone Tebet (MDB) no primeiro turno da eleição presidencial, devem definir nesta terça se apoiam Lula, Bolsonaro ou se seguem neutros neste segundo turno.

Críticas de Ciro

Ciro fez duras críticas a Lula durante a campanha eleitoral. O pedetista chegou a chamar o pedido de voto útil promovido pelo adversário de “campanha fascista” e disse que o presidente Jair Bolsonaro e o petista têm o mesmo projeto econômico.

Apesar dos embates, Ciro, que ao final do primeiro turno havia pedido tempo para decidir quem apoiaria no segundo turno, deve seguir a posição do partido e vai trabalhar pela eleição do petista contra Bolsonaro.