Partido de Macron vence eleições legislativas na França

O partido do presidente da França, Emmanuel Macron, atingiu 32,32% dos votos ontem (11) no primeiro turno das eleições legislativas, de acordo com os resultados definitivos, o que deve fazer com que ele consiga no domingo (18) próximo uma ampla maioria. As informações são da Agência EFE.

Segundo pesquisas do Instituto Ipsos com base nesses resultados oficiais, o Em Movimento associado com os centristas do MoDem poderia ter de 415 a 455 cadeiras (das 577 que existem na Assembleia Nacional) no segundo turno.

O partido da direita tradicional, Os Republicanos, ficou em segundo lugar em nível nacional (associado com os centristas da UDI), com 21,56% dos votos, que poderiam se traduzir em um grupo de 70 a 110 deputados, menos da metade do que tinha na legislatura que acaba de terminar.

O Partido Socialista (PS), a outra grande formação de governo nos últimos anos, sofreu um abalo ainda maior ao ficar. Teve 9,5% dos apoios, ficando na quinta posição, atrás do ultradireitista Frente Nacional (FN) e da França Insubmissa do líder da extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon. Conforme as projeções do Ipsos, o PS terá que se contentar em ter de 20 a 30 cadeiras, ou seja – com os seus aliados – perderá pelo menos 250.

O FN foi escolhido por 13,2% dos eleitores e terminou na terceira posição em termos absolutos, mas devido ao seu isolamento dificilmente poderá contar com um grupo parlamentar próprio, com no máximo cinco deputados.

A França Insubmissa foi votada por 11% dos franceses e as projeções para o próximo domingo indicam que o partido terá de oito a 18 deputados.

A abstenção alcançou ontem um nível recorde na história da 5ª República, fundada em 1958, com 51,29%.

Fonte: Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mapa mostra rota do Papai Noel pelo mundo em tempo real; confira

As festividades natalinas começaram por todo o mundo e o querido Papai Noel já está por ai entregando presentes. Um mapa divertido e interativo permite que todos acompanhem a rota do famoso velhinho enquanto ele viaja pelo mundo. Este acompanhamento é feito pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD), que há décadas realiza esta tradição natalina.

A iniciativa do NORAD começou em 1955, quando um anúncio de loja de departamentos inadvertidamente direcionou crianças para uma linha telefônica do Comando, em vez do Papai Noel. Desde então, o NORAD assume a tarefa de trackear a jornada do Papai Noel, transformando-a em uma experiência global e interativa.

O mapa mostra a rota do Papai Noel em tempo real, permitindo que pessoas de todo o mundo vejam exatamente onde ele está e para onde está indo. Além disso, o site oferece várias atividades e recursos, incluindo jogos, histórias e informações sobre a tradição de trackear o Papai Noel.

Para acompanhar a jornada do Papai Noel, basta acessar o site do NORAD e utilizar o mapa interativo. Este recurso é uma forma divertida e educativa de celebrar a magia do Natal com a família e amigos.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp