Press "Enter" to skip to content

Páscoa: Como economizar na compra de ovos de chocolate

Última atualização 24/03/2017 | 16:21

Nesse ano a Páscoa será no dia 16 de abril e os supermercados já começaram a expor os ovos de chocolate nas gôndolas desde o começo do mês de março. E como a tradição pede, milhões de brasileiros irão às compras para presentearem crianças, parentes e pessoas mais próximas.

Entretanto, o consumidor deve ter cautela antes de sair comprando chocolates. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os ovos de Páscoa estão em média 3,4% mais caros do que em relação ao ano de 2016.

Para a educadora financeira Dayane Godinho, existem seis passos que você pode fazer para economizar dinheiro e presentear quem você gosta.

1- Compare
A primeira coisa a se fazer é comparar os preços. Recomenda-se que o consumidor pesquise bastante. Dependendo do estabelecimento e do tipo de produto, a diferença no preço entre produtos pode superar 400%.

2- Pense
Antes de comprar, pense sobre a sua situação financeira. Avalie se você pode adquirir os chocolates sem comprometer a saúde financeira. Acima de tudo, não haja por impulso.

3- Priorize
O consumidor também deve priorizar as pessoas que ganharão os presentes. Não é viável comprar presentes para todos os conhecidos. Geralmente as crianças tendem a dar mais importância ao presente.

4- Negocie
A pechincha é sempre bem vinda nos momentos das compras. Negociar o preço e pedir descontos pode gerar uma boa economia. Prefira pagar à vista e em grandes quantidades para conseguir uma maior redução no preço final.

5- Substitua
O ovo de Páscoa sem dúvidas é mais atrativo ao olhar das crianças e também de muitos adultos. Porém, a barra de chocolate costuma ser mais barata que o ovo. Outra opção viável é o ovo de Páscoa caseiro. Muitos ovos feitos artesanalmente possuem uma boa qualidade e geralmente um preço reduzido aos de “marca”.

6- Simplifique
Presentes coletivos são mais baratos. Uma cesta de chocolates para pessoas que moram em uma mesma casa sairá mais em conta.