Páscoa em Brasília: confira programação religiosa na Catedral e Morro da Capelinha

pascoa-em-brasilia3A-confira-programacao-religiosa-na-catedral-e-morro-da-capelinha

Eventos religiosos: veja programação da Catedral de Brasília e do Morro da Capelinha nesta Páscoa

Celebrações começam nesta quinta-feira (17) com Missa da Santa Ceia, na Catedral, a partir das 20h e vão até segunda (21), com jubileu em comemoração aos 65 anos de Brasília. No Morro da Capelinha, sexta (18) tem apresentação da ‘Paixão de Cristo’.

A programação de Páscoa na Catedral de Brasília começa nesta quinta-feira (17) e vai até domingo (20). No Morro da Capelinha, a apresentação da Paixão de Cristo é na sexta (18). Os católicos celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo durante esse período.

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos – sete dias antes da Páscoa – quando Jesus chegou em Jerusalém, e cada dia de celebração tem um significado (saiba mais abaixo).

Na segunda-feira (21), a Catedral realiza o Jubileu da Arquidiocese, em comemoração aos 65 anos de Brasília (veja calendário completo abaixo).

Quinta-feira (17)

– 20h: Missa da Ceia do Senhor (Catedral)

Sexta-feira (18)

– 15h: Celebração da Paixão do Senhor (Catedral e no Morro da Capelinha)

Sábado (19)

– 20h – Vigília Pascal (Catedral)

Domingo (20):

– Páscoa na Ressureição do Senhor (Catedral)

Segunda-feira (21)

– 10h: Jubileu da Arquidiocese – 65 anos (Catedral)

Domingo de Ramos

A igreja católica celebra o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Quinta-feira

É quando foi realizada a última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos. Segundo a Bíblia, a refeição era um ritual que acompanhava a festividade judaica. Nesse dia, Jesus realizou a cerimônia de lava-pés e, em ato de humildade, lavou os pés dos 12 discípulos que o acompanhavam.

Sexta-feira Santa

Neste dia, Jesus é crucificado e morre na cruz. Após a morte, Cristo é retirado da cruz e colocado no sepulcro. Na igreja católica, este é o dia em que fazem procissão em ruas da cidade como via-sacra, sendo assim, o único dia do ano que não se celebra a missa.

Sábado de Aleluia

O sábado de Aleluia é o dia que em os católicos fazem a vigília da ressurreição. Na passagem bíblica, quando os discípulos faziam orações, o tumulo onde Jesus estava sepultado era vigiado por soldados.

Domingo de Páscoa

É o dia da ressurreição. Foi nesse dia que mulheres fiéis foram ao túmulo de Jesus, no período da manhã, e encontraram o túmulo aberto e sem vigias. “Um anjo as avisa que Jesus havia ressuscitado”.

VEJA VÍDEO: Atores estão nos últimos ensaios para a encenação da Via Sacra

LEIA TAMBÉM:

– FERIADO DE PÁSCOA: DF tem linhas especiais e transporte público de graça
– FERIADÃO: Saiba como fica o tempo em Brasília

Leia mais notícias sobre a região no de DF.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp