Passageiro quase é levado por trem que partiu ônibus ao meio em Curitiba

passageiro-quase-e-levado-por-trem-que-partiu-onibus-ao-meio-em-curitiba

Câmera registra passageiro escapando por um triz de ser levado por trem que partiu ônibus ao meio em Curitiba

Circuito interno do veículo atingido mostra que passageiro percebeu risco e tentou se proteger na parte traseira do ônibus, momento em que a locomotiva atingiu o veículo e quase o acertou. 11 pessoas se feriram.

Passageiro escapa por um triz de ser levado por trem que partiu ônibus ao meio

Passageiro escapa por um triz de ser levado por trem que partiu ônibus ao meio

As imagens do circuito interno do ônibus biarticulado partido ao meio por um trem em Curitiba mostram que um passageiro escapou, por pouco, de ser levado pela locomotiva durante o acidente.

No vídeo obtido pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o passageiro aparece sentado próximo a uma das saídas do veículo. Ao escutar a buzina do trem e ver que ele se aproximava, o homem correu para a parte traseira do ônibus. Ao chegar no meio do veículo, enquanto ainda tentava fugir, o homem foi surpreendido pelo impacto da locomotiva logo à frente dele. Ele ficou tão próximo do trem que chegou a cair com o impacto. Assista acima.

As imagens integram o inquérito da Polícia Civil (PC-PR) que investiga as causas do acidente, registrado na terça-feira (22) na Avenida Paraná, bairro Cabral.

Além deste homem, outros passageiros também estavam próximos da parte atingida. A locomotiva bateu na parte do veículo chamada de sanfona – um equipamento que une duas partes deste tipo de ônibus, maior que os tradicionais e que comporta mais passageiros.

Depois da batida, os passageiros se revoltaram e discutiram com o motorista. Um deles forçou a abertura das portas com chutes. O motorista acionou a abertura em seguida e todos desembarcaram.

Conforme as investigações, o acidente aconteceu em um cruzamento a cerca de um quilômetro e meio do terminal de onde o ônibus tinha saído.

Segundo a empresa responsável pelo ônibus, a Transporte Coletivo Glória, no momento da batida havia 25 pessoas no veículo. A Urbanização de Curitiba (URBS) informou que 11 pessoas tiveram ferimentos leves ou moderados.

BUZINA DO TREM FOI CAPTADA NA ÁREA COM PASSAGEIROS

No vídeo, que também captou o áudio do acidente, é possível ouvir a primeira buzina do trem na parte do veículo onde os passageiros estavam.

O ônibus continuou trafegando e, oito segundos depois, o apito do trem é ouvido novamente e com mais intensidade, sinalizando proximidade do ônibus. Neste momento, os passageiros se agitaram e alguns levantaram. O acidente aconteceu logo depois.

Outro ângulo mostra a cabine do motorista do ônibus. No áudio captado pelas câmeras nesta parte do veículo, não dá para ouvir claramente a buzina do trem. Perto do cruzamento com a linha férrea, o apito surgiu com mais intensidade e o impacto acontece logo depois.

Depois da batida, o motorista fala sozinho: “Ele não buzinou nem nada”.

CÂMERAS EXTERNAS TAMBÉM REGISTRARAM A BATIDA

Na sexta (25) também foram divulgadas imagens de uma câmera de monitoramento externa que registram o momento da batida. O ângulo da câmera mostra o acidente de frente e do alto.

Nestas imagens, se vê um carro parado no cruzamento da linha férrea. O ônibus, que trafegava em uma canaleta exclusiva, não para e faz uma manobra para o lado ao subir na linha férrea. Na sequência, o veículo foi atingido.

MAQUINISTA E MOTORISTA FORAM OUVIDOS

De acordo com o delegado Edgar Santana, responsável pelo caso, o motorista do ônibus prestou depoimento na manhã de sexta-feira (25).

Ele disse que tem mais de 30 anos de experiência como motorista e afirmou que não ouviu a buzina da locomotiva com antecedência. Falou, também, que só percebeu o aviso sonoro segundos antes do impacto.

O maquinista do trem foi ouvido na quinta-feira (24). Segundo a Polícia Civil (PC-PR), ele reforçou que acionou a buzina com antecedência.

Até este sábado (26), cinco testemunhas prestaram depoimento. O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias, com possibilidade de prorrogação.

O QUE DIZEM OS ENVOLVIDOS

A Transporte Coletivo Glória, responsável pelo ônibus, lamentou o acidente e informou que prestou atendimento aos passageiros.

A defesa do motorista do ônibus lamentou o acidente e destacou que o motorista tem 30 anos de experiência com “histórico irrepreensível”. Disse, também, que o motorista não ouviu “qualquer sinal sonoro que indicasse a aproximação do trem” e que o som da buzina só foi percebido “instantes antes da colisão, o que impossibilitou qualquer reação eficaz para evitar o impacto.” A nota da defesa também afirmou que “o sinal semafórico de alerta da passagem de nível não estava funcionando”.

A Rumo, concessionária responsável pela ferrovia, informou que o acidente aconteceu após o motorista do ônibus desrespeitar sinalização e tentar cruzar a linha férrea quando o trem se aproximava.

A URBS, em nota, também lamentou o acidente envolvendo o ônibus que faz a linha Ligeirão Norte/Sul, e disse que a prefeitura tem atuado e cobrado da União soluções para a questão do transporte ferroviário na capital.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp