Passarela do Samba Dráuzio da Cruz em Santos completa 20 anos no Carnaval: história e desfiles em 2026

passarela-do-samba-drauzio-da-cruz-em-santos-completa-20-anos-no-carnaval3A-historia-e-desfiles-em-2026

Passarela do Samba Dráuzio da Cruz completa 20 anos no Carnaval DE Santos; conheça a história

Sambódromo inaugurado em 2006 recebe 15 escolas nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Passarela Dráuzio da Cruz completa 20 anos em 2026

A Passarela do Samba Dráuzio da Cruz completa 20 anos neste Carnaval. Inaugurada em 2006, está na Zona Noroeste DE Santos, no litoral DE São Paulo, e concentra os desfiles da cidade, que neste ano acontecem na sexta-feira (6) e sábado (7).

A pista tem 450 metros DE extensão, 16 DE largura e 22 torres DE iluminação. A capacidade é DE 10 mil pessoas por noite. Com os ingressos esgotados, o público poderá acompanhar os desfiles das 15 agremiações dos grupos Especial e de Acesso pela TV Tribuna, afiliada da Globo.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do DE Santos no WhatsApp.

O nome homenageia Dráuzio da Cruz, sambista que fundou a Império do Samba, foi rei momo do Carnaval Paulistano e conquistou cinco títulos estaduais.

Ele também ajudou a criar a Escola DE Samba Brasil, 11 vezes campeã em Santos, e a Príncipe Negro. Organizou ainda o primeiro Sambão da cidade, realizado na Rua Campos Melo entre 1970 e 1974.

HISTÓRIA DO SAMBÓDROMO

Passarela do Samba Dráuzio da Cruz completa 20 anos em 2026 — Foto: Prefeitura DE Santos

O primeiro desfile oficial do Carnaval DE Santos ocorreu em 1956, na Praia do Gonzaga. As apresentações seguiram pela orla até 2000, quando uma decisão do Ministério Público proibiu o evento nas avenidas da praia.

Sem desfiles entre 2001 e 2005, o Carnaval voltou em 2006 com a inauguração da Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, que se tornou a casa oficial da festa.

Na estreia do sambódromo, em 23 de fevereiro de 2006, três escolas dividiram o título: Brasil, Padre Paulo e Sangue Jovem. Desde então, diferentes agremiações conquistaram o campeonato santista, entre elas Unidos dos Morros (5), X-9 (5), União Imperial (2), Brasil (2), Padre Paulo (2), Amazonense (1) e Padre Paulo (1).

Em 2016, após homenagem da Grande Rio à cidade, os desfiles passaram a ocorrer uma semana antes da data oficial do Carnaval. A mudança, segundo a Prefeitura, permite que o público acompanhe tanto o evento local quanto os de outras cidades.

DESFILE OFICIAL DE 2026

O desfile oficial de 2026 acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro.

No primeiro dia, os portões abrem às 20h, com a primeira agremiação entrando na passarela às 21h, enquanto no segundo, o início dos desfiles está marcado para 20h.

Confira as escolas e a ordem dos desfiles:

Sexta-feira (6)

* Brasil (Acesso) – 21h
* Império da Vila (Acesso) – 22h05
* Bandeirantes (Acesso) – 23h10
* União imperial(Grupo Especial) – 0h15
* Real mocidade (Grupo Especial) – 1h30
* Vila Mathias (Grupo Especial) – 2h45
* Independência (Grupo Especial) – 4h

Sábado (7)

* Imperatriz (Acesso) – 20h
* Dragões do Castelo (Acesso) – 21h05
* Zona Noroeste (Acesso) – 22h10
* Sangue Jovem (Acesso) – 23h15
* Padre Paulo (Grupo Especial) – 0h20
* Amazonense (Grupo Especial) – 1h35
* X-9 (Grupo Especial) – 2h30
* Unidos dos Morros (Grupo Especial) – 4h05

VÍDEOS: DE EM 1 MINUTO SANTOS

50 vídeos

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp