Press "Enter" to skip to content

Pastor Felippe Valadão nega papel de Lula em repatriação e internautas rebatem: “ingratos”

Última atualização 16/10/2023 | 17:29

Resgatado de Israel após um período de confinamento em Jerusalém com um grupo de 103 fiéis, o pastor Felippe Valadão tem expressado publicamente que o presidente Lula (PT) não teve envolvimento na sua repatriação. O líder da Igreja Batista Lagoinha, localizada em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, atribui a repatriação ao deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e não ao governo federal.

Durante uma celebração na Lagoinha, Valadão expressou seu agradecimento ao parlamentar: “Eu falei, meu amigo, eu nunca pedi nada. Eu só peço a você arrumar um avião. Tira a gente daqui, pelo amor de Deus, dá um jeito. Esse cara (referindo-se ao deputado Áureo) não dormiu enquanto não movimentou o Itamaraty e a FAB para buscar. Quem ativou tudo lá dentro foi esse homem. Obrigado, meu irmão, obrigado de coração.”

O líder religioso reiterou sua versão em uma transmissão ao vivo em sua conta no Instagram: “Vou deixar claro que Lula não tem nada a ver com o envio da Força Aérea Brasileira para nos resgatar em Israel. Fomos escolhidos, a nossa caravana, para ir no primeiro voo da FAB. A gente tinha o direito, mas como muita gente perdeu o voo e não tinha condição financeira de comprar outra passagem, a gente optou por deixar que as outras pessoas fossem primeiro.”

O assunto também foi comentado pelo pastor em seus stories, ao abrir uma caixa de perguntas: “Não foi o lula que me buscou mas se tivesse sido o voo da FAB eu aceitaria e entraria feliz da vida, eu não entro nesta guerra imbecil política, eu estava lutando pela minha e pela sobrevivência de 103 pessoas”, diz na resposta.

Críticas

A postura de Valadão, no entanto, vem sendo repudiada pelos internautas. No vídeo de sua chegada ao Brasil, postado em seu perfil no Instagram, muitos comentários rebatem o religioso. “Não esqueça de agradecer ao governo federal que disponibilizou os aviões da FAB”, escreveu @rabelogeomar. “Não era o Presidente que ia fechar as igrejas? Perseguir os Cristão?”, questionou @julipaoliveira. “Ingratos. Deveriam ficar lá”, criticou @ oxente_angell.

O Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro, também refutou as declarações do deputado e do pastor, em uma declaração ao DCM: “Isso é um absurdo. A operação foi idealizada e coordenada pelo presidente. Foi organizada pelo Itamaraty e pelo ministério da Defesa”, afirmou.

O avião que transportava a caravana religiosa de Valadão chegou ao Brasil na tarde de quarta-feira, 11, pousando no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O grupo de 103 pessoas havia ficado isolado em Jerusalém desde o início do conflito com o Hamas em 7 de outubro. O resgate integrou a Operação Voltando em Paz, realizada pelo governo federal, elevando o total de pessoas repatriadas para 916.

Durante a campanha eleitoral de 2022, o pastor André Valadão, um dos líderes da Lagoinha, apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) e intensificou as críticas ao então candidato Lula. Enquanto isso, Felippe Valadão declarou em uma postagem no início do ano passado que votaria em Bolsonaro por falta de opção, argumentando que o “resto é tudo lixo do mesmo que já tínhamos antes.”