Press "Enter" to skip to content

Pastor goiano que usava nome de Paulo Guedes para aplicar golpes é preso

Última atualização 22/09/2023 | 09:23

O pastor goiano Osório José Lopes Júnior foi preso em Gurupi, Tocantins, no início da noite desta quinta-feira, 21, durante a operação “Falso Profeta”. A ação foi deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, com objetivo de combater uma organização responsável pela prática de estelionato.

Segundo a investigação, o religioso, que é cego, estava foragido. Ele é apontado como líder de um grupo especializado em esquema de golpes financeiros, operado por pastores, que lesaram mais de 50 mil vítimas no Brasil e no exterior.

Na próxima segunda-feira, 25, ele deve ser transferido para Brasília.

Operação

Na operação, 11 pastores foram alvos da Polícia Civil. O grupo era investigado por utilizar o nome do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, para aplicar golpes milionários em fiéis de igrejas e também em transmissões ao vivo na internet. Osório José Lopes Júnior foi considerado pelos investigadores como líder do grupo criminosos.

O goiano é acusado de aplicar um golpe milionário em fiéis, apresentando títulos como “Letra do Tesouro Mundial” que eram supostamente lastreados em ouro e aprovados pelo Ministério da Economia.

Além disso, ele utilizava nome de instituições financeiras, como Banco Mundial e Banco do Brasil, em uma plataforma a de investimento conduzida pelo grupo, a fim de dar credibilidade ao negócio. Durante a operação, foi descoberto que os suspeitos disseminavam notícias falsas para enganar suas vítimas e, também, para atrair novas.

Ainda segundo a operação, o grupo estava em atividade há pelo menos nove anos. O pastor chegava a viajar pelo país com auxílio de outras pessoas para atrair novos investidores, prometendo retorno de até 100 vezes no valor investido.

Ao menos 200 pessoas participavam do grupo criminoso, sendo 11 dos líderes alvos da operação.