Foi lançada hoje (07), a Patrulha Maria da Penha, na sede do 2º Comando Regional da Polícia Militar, em Aparecida de Goiânia. A Patrulha presta serviço de acompanhamento e atendimento especializado para mulheres vítimas de violência doméstica. Ela esta prevista no Plano Nacional de Segurança Pública.
Em Goiás, a primeira unidade foi instituída na cidade de Goiânia, em 2015 e é ligada ao Batalhão Escolar. Atualmente, 13 policiais militares, sendo sete e seis mulheres. A patrulha de Aparecida será a terceira no estado e terá três policiais.
Segundo a comandante da Patrulha Maria da Penha da capital, Dayse Pereira Vaz de Rezende, cerca de 70% dos casos de violência doméstica são resolvidos com diálogo em audiências de conciliação.
No entanto, os 30% restantes, são agressores persistentes e que não aceitam terem sido denunciados, mantendo muitas vezes as ameaças e descumprindo as medidas protetivas como o afastamento do lar, proibição de se aproximarem das vítimas ou até de entrarem com elas. Nesses casos, o papel da Patrulha é fundamental para monitorar os agressores.
O lançamento da modalidade de policiamento em Aparecida de Goiânia faz parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher que é comemorado no dia 08 de março.