Paulo Miklos está internado na UTI com gastroenterite. Entenda quadro
O cantor Paulo Miklos, de 65 anos, está hospitalizado na UTI do Hospital Samaritano, em São Paulo, devido a um quadro de gastroenterite.
Paulo Miklos, ex-vocalista do Titãs, está internado na UTI hospital Samaritano, em São Paulo, desde a última quarta-feira (11/12), após ser diagnosticado com gastroenterite.
A assessoria do artista informou que o quadro não é grave e tem evoluído bem. A esposa do cantor, Renata Galvão, também confirmou que não há gravidade na situação.
Embora a recuperação esteja progredindo dentro do esperado, não há previsão de alta.
O QUE É GASTROENTERITE?
A gastroenterite é uma inflamação do trato gastrointestinal que afeta o estômago e o intestino. Ela é causada por microrganismos infecciosos, como bactérias, vírus e protozoários.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a infecção ocorre devido ao consumo de água ou alimentos contaminados, contato com objetos infectados ou pelo contato entre pessoas e animais.
Em entrevista anterior ao DE, o cirurgião bariátrico André Augusto Pinto, de São Paulo, destacou que os sinais mais comuns de gastroenterite são náuseas, vômitos e uma diarreia persistente. “É muito frequente que as pessoas tenham cólica e dor abdominal, mas os episódios recorrentes de diarreia são o principal sintoma”, apontou.
A principal complicação da gastroenterite é a desidratação. Se não for tratada de forma rápida e adequada, especialmente em crianças e idosos, pode levar a problemas mais graves. O Ministério da Saúde alerta recomenda que o paciente com diarreia fique atento e procure atendimento médico imediatamente caso não apresente melhora ou desenvolva algum dos seguintes sintomas:
– Piora da diarreia;
– Vômitos repetidos;
– Muita sede;
– Recusa de alimentos;
– Presença de sangue nas fezes;
– Redução na quantidade de urina.
Diagnóstico
De acordo com o manual MSD, o diagnóstico de gastroenterite geralmente é feito com base nos sintomas apresentados. No entanto, os médicos também avaliam a possibilidade de outros distúrbios gastrointestinais que podem causar sintomas semelhantes, como a colite ulcerativa.
Tratamento
O tratamento inclui repouso, hidratação constante e atenção especial à alimentação, buscando a reposição da microbiota intestinal. Em geral, os sintomas desaparecem entre três e seis dias.
“Se os sinais forem muito intensos, como febre ou sangramento nas fezes, é fundamental procurar um hospital imediatamente”, orientou o cirurgião bariátrico André Augusto Pinto.