Receita de Vó: aprenda a fazer pavê cremoso da Dona Deusa
Em julho, mês do Dia dos Avós, o Diário do Estado exibirá, às sextas-feiras, reportagens especiais com receitas tradicionais que avós passaram para os netos, que unem sabores e histórias entre gerações. O alimento preparado pela vó é, para muitas pessoas, uma expressão de carinho. Em muitos lares, é na cozinha que a família se reúne: perto do fogão, entre receitas, histórias e gestos afetuosos.
O cheiro gostoso da comida na panela, o bolo crescendo no forno, a mesa arrumada com dedicação – todos esses momentos se transformam em lembranças que perduram mesmo com o passar do tempo. É a sinestesia das emoções: os sentidos se misturam e criam memórias que aquecem o coração. Em julho, celebrando o Dia dos Avós, o Diário do Estado exibirá, todas as sextas-feiras, uma reportagem especial com uma receita transmitida de avó para neto. Uma chance de descobrir um prato novo e se emocionar com histórias que atravessam gerações.
A primeira receita da série é da Dona Deusa Santiago dos Santos, avó de Digo Thomaz. O Diário do Estado foi até a residência da família para mostrar como uma tradição afetiva se transformou em um empreendimento e manteve os laços entre as diferentes gerações. Digo recorda com carinho os momentos passados na casa da avó durante as férias escolares. Foi ali que viveu muitas das tradições que agora incorpora ao seu próprio negócio. Uma memória marcante da infância era ficar ao lado do forno, ansioso, aguardando os doces ficarem prontos.
Durante a pandemia de 2020, ele decidiu transformar essas lembranças em renda. Começou a vender os doces preparados com as receitas da avó e da mãe como uma forma de garantir um ganho extra e, dessa forma, construiu uma conexão emocional entre as gerações.
A receita em destaque é o Pavê Cremoso Delícias da Vovó. Os ingredientes necessários são 2 latas de leite condensado, 4 caixinhas de creme de leite, 200 gramas de chocolate (branco ou preto), 1 receita de brigadeiro tradicional (ou pronto), biscoitos ao leite e leite para umedecer os biscoitos. O modo de preparo envolve misturar o leite condensado com o creme de leite e chocolate em uma panela, levar ao fogo baixo até engrossar levemente, reservar e deixar esfriar. Depois, montar o pavê em camadas alternadas de creme, biscoito umedecido, brigadeiro, repetindo até finalizar os ingredientes.
Finalize com uma camada de creme ou brigadeiro, leve à geladeira por algumas horas para firmar e decore com raspas de chocolate, granulado ou bis picado. Esta receita é uma maneira deliciosa de honrar as tradições familiares e criar momentos especiais com a culinária que passou de geração em geração.
*Estagiária sob supervisão de Carol Delgado.