Pavimentação da GO-461 é lançada em Doverlândia com promessa de transformar o Sudoeste Goiano

Conduzida pelo Ifag, obra de 52 km integra plano de infraestrutura do Governo de Goiás; Daniel Vilela destacou corredor regional, Zé Mário ressaltou retorno da contribuição dos produtores com o Fundeinfra

O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag) lançou na última sexta-feira (26), em Doverlândia, a pavimentação da GO-461, rodovia estratégica que vai promover a interligação do Oeste Goiano até a divisa do Mato Grosso a Sudoeste, pela GO-194. A obra, com mais de 52 quilômetros, terá investimentos de R$ 96 milhões do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra).

A solenidade de lançamento da obra reuniu cerca de 500 pessoas entre produtores rurais, lideranças classistas, autoridades estaduais e municipais. Participaram o vice-governador Daniel Vilela, presidente da Faeg, José Mário Schreiner, o presidente do Ifag, Armando Rollemberg, o presidente da Goinfra, Pedro Salles, o prefeito anfitrião Amilcar Júnior, além do senador Vanderlan Cardoso, deputados federais e estaduais, prefeitos e ex-prefeitos dos municípios diretamente beneficiados pelo asfalto.

Em entrevista, o vice-governador Daniel Vilela ressaltou a integração regional proporcionada pelo conjunto de obras:

“A GO-461 se conecta à GO-194 e segue até a divisa com o Mato Grosso. Essa integração é fundamental porque, somada à GO-221 que já está em execução, cria um verdadeiro corredor estratégico para o Sudoeste Goiano. Esse conjunto de obras vai reduzir custos de transporte, garantir mais segurança para o escoamento da produção e melhorar o deslocamento da população. Estamos falando de uma transformação que fortalece a produtividade, abre novas fronteiras agrícolas e traz desenvolvimento para toda a região.”

O presidente da Faeg enfatizou que a concretização da obra só foi possível em virtude da contribuição do produtor rural com a chamada taxa do agro.

“Essa região ficou esquecida por muitos anos e agora vive um novo momento. A obra integra o processo produtivo, o transporte escolar e o deslocamento das pessoas. Com a contribuição ao Fundeinfra, os recursos dos produtores retornam à sociedade em obras estruturantes. É, portanto, um momento especial para toda a população”, destacou Zé Mário.

A pavimentação da GO-461 é mais uma obra, depois da GO-178 e da GO-180, que vai a campo a partir do Termo de Cooperação 001/2025, firmado entre o Ifag e o governo de Goiás no final de junho. A agilidade dos procedimentos foi objeto de destaque pelo presidente do Ifag em seu pronunciamento no palco dos discursos, no Tatersal de Leilões do Sindicato Rural de Doverlândia. O Ifag lança no dia 4 de outubro as obras de pavimentação da GO-147, em Bela Vista de Goiás. A rodovia segue até Silvânia. “Em apenas 90 dias já é a terceira obra lançada. No modelo convencional, demoraria no mínimo três anos só para sair do papel. O Ifag mostra, assim, que é possível executar com eficiência, qualidade e transparência, entregando resultados concretos em tempo recorde”, celebrou o presidente Rollemberg.

 

Já o presidente do Sindicato Rural de Doverlândia, Fernando Machado, destacou o impacto direto para os moradores:

“Essa obra marca uma nova fase para Doverlândia. Significa melhor educação, mais acesso à saúde e logística eficiente para o escoamento da produção. Um sonho antigo que agora se torna realidade.”

A solenidade de lançamento da obra reuniu cerca de 500 pessoas entre produtores rurais, lideranças classistas, autoridades estaduais e municipais.

A pavimentação da GO-461 é viabilizada pelo Fundeinfra, fundo abastecido com recursos da produção agropecuária e operacionalizado em parceria com o Ifag, que se consolidou como instrumento de inovação na gestão de obras públicas em Goiás. Além de reduzir custos logísticos, a iniciativa deve aumentar a competitividade do agronegócio e melhorar a vida das famílias da região. As máquinas já estão em operação no trecho, e a previsão é que a obra seja concluída até o final de 2026.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp