Pazuello não prestará depoimento a CPI

Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid-19, informou durante a sessão desta terça-feira (4) que o ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuello, poderá não prestar depoimento previsto para esta quarta-feira (5). Segundo o senador, Pazuello teria tido contato com pessoas contaminadas com coronavírus e ficaria em quarentena.

Após receber o comunicado nesta terça, Aziz afirmou: “o ministro Pazuello teve contato com dois coronéis auxiliares dele esse final de semana que estão com Covid. Segundo a informação que eu tenho, ele vai entrar em quarentena e não virar depor amanhã [quarta]. Essa é a informação não oficial, é extraoficial”.

A presidência da comissão aguarda o o comunicado formal, para que seja feito o adiantamento da oitava do ex-ministro e transferência do depoimento do também ex-ministro Nelson Teich – que está agendado para as 14h – para quarta.

O ex-ministro Pazuello foi visto passeando pelo shopping no dia 25 de abril sem a utilização de mascará e rindo quando uma mulher o pergunta onde estava sua proteção.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Parlamentares de Taiwan protagonizam briga e fazem barricada durante sessão

Na sexta-feira, 20, uma discussão acirrada entre parlamentares de Taiwan tomou conta do parlamento. O principal partido de oposição, o Kuomintang (KMT), e seus aliados pressionaram por novos projetos de lei, incluindo propostas para aumentar o controle sobre a divulgação de informações orçamentárias de autoridades eleitas e mudanças no tribunal constitucional.

A situação ficou tensa quando legisladores do KMT tentaram bloquear a entrada do parlamento com cadeiras, enquanto os membros do Partido Progressista Democrático (DPP) tentavam acessar a Câmara. A troca de acusações e a confusão aumentaram, e objetos foram jogados no plenário.

O DPP argumentou que as mudanças no tribunal constitucional poderiam comprometer a integridade da Constituição de Taiwan, dificultando a capacidade dos juízes de contestar a legislação.

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes, contrários às propostas da oposição, se reuniram, preocupados com os impactos na democracia do país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp