Press "Enter" to skip to content

PC abre investigação para apurar possível infração penal do secretário de Novas Crixás sobre matança de tambaquis

Última atualização 23/03/2022 | 16:33

Assim como noticiado pelo Diário do Estado, o Secretário de Turismo da cidade de Nova Crixás, João Luiz Busnardo, foi ouvido pela Polícia Civil (PC) na manhã desta quarta-feira (23), após promover a pesca predatória do Tambaqui na região. Segundo a delegada responsável pelo caso, Sayonara Lemgruber, uma medida para verificar a procedência das informações ditas pelo secretário foi aberta, a fim de apurar uma suposta infração penal praticada por ele.

Conforme a investigadora, João alegou durante o depoimento que a sua intenção foi chamar a atenção para a multiplicação do Tambaqui no Rio Araguaia. Para ele, a procriação do peixe é prejudicial a outras espécies, pois o tambaqui se alimenta de ovas de peixes menores. A prática, segundo João, está gerando a extinção de outras espécies.

“Ele afirmou que não teve intenção de fomentar a pesca predatória dessa espécie, mas chamar a atenção de que o Tambaqui é um peixe que vem da bacia amazônica, e em quantidade descontrolada, afetará espécies nativas. Acrescentou também que apenas pescou uma unidade do peixe e que as fotos dos peixes mortos no barco não são de sua autoria. Por fim, reconheceu que sua publicação foi mal interpretada e se diz disposto a explicar o ocorrido para qualquer pessoa”, explicou a delegada.

Publicação

A polêmica com o secretário secretário começou após ele publicar uma campanha nas redes sociais para incentivar a matança do peixe Tambaqui no Rio Araguaia. Assim como no depoimento, João diz acreditar que o peixe é uma ameaça para outras espécies, principalmente a Piraúba que é um peixe nativo da região.

Ele, inclusive, rebateu um comentário nas redes sociais de um usuário que defendia a preservação do Tambaqui. Usando a campanha #vamosmatartambaqui, o secretário escreveu em seu post:

“Quem fez essa carta deve ser doente mental. Procura saber primeiro, gente. Essa espécie acaba com as outras. Ela tá infestada no Araguaia inteiro. Fora de controle. Vai ser até muito difícil de a gente controlar isso daí, mas a gente com certeza vai tentar”, declarou.

Secretário incentivou matança da espécie nas redes sociais / Foto: Reprodução